O conselho da Agência Nacional de Saúde (ANS), notificou a Santa Casa de Saúde de Tupã alegando que a mesma não poderia mais continuar utilizando o seu plano de saúde. Ele já não é mais comercializado há algum tempo, o que traz enorme prejuízo para o hospital.
O fato aconteceu devido ao déficit financeiro da instituição, já que a competência da ANS é dar segurança aos usuários dos planos. Eles alegam que o balanço sempre negativo do hospital prejudica o plano e por isso ele deve ser extinto.
A diretoria da Santa Casa e o Vereador Ribeirão estiveram em Brasília na última sexta-feira (9) para uma reunião com o Diretor da ANS, Paulo Roberto Ribeiro, responsável pelos planos de saúde de todo o país.
De acordo com o vereador eles protocolaram um documento com pedidos ao diretor feito pela Santa Casa. “Fomos muito bem recebidos pelo Dr. Paulo e já conseguimos poupar uma viagem que a Santa Casa teria que fazer para entregar os documentos na ANS, já que ele aceitou receber as documentações em mãos”, disse Ribeirão.
O hospital pede: A reconsideração da suspensão e a liberação da comercialização do plano. Ribeirão também explicou como funciona o sistema financeiro da Santa Casa: “O plano de saúde tem um caixa que paga ao hospital o serviço prestado ao paciente, o valor é maior do que o do SUS e isso dá um fôlego para a instituição”, frisou.
O valor recebido pelo plano da Santa Casa é exclusivo da instituição e o valor que sobra no caixa é revertido para o custeio da mesma. “Acredito que todos os anos é usado cerca de R$ 2 milhões desse dinheiro. Essa luta é pelo povo, já que esse é o nosso único hospital”, falou o vereador.
Ele também ressaltou a importância dos voluntários da Santa Casa: “Temos muitos funcionários, voluntários, campanhas e irmãos mantenedores que lutam pela a instituição e eu junto com o Deputado Guilherme Mussi, tínhamos que interferir a favor da Santa Casa”, finalizou Ribeirão.
A decisão final sobre o plano de saúde ainda não foi definida mas o atendimento pelo plano continua normal. A diretoria e o vereador aguardam a resposta do Dr. Paulo que ficou ciente da necessidade de manter o plano em nossa cidade.
O hospital é o único em funcionamento pelo SUS em Tupã.
Também estiveram na reunião o mantedor da Santa Casa Claudinez Arroio e o Secretário de Saúde de Tupã, Laércio Garcia, que se emocionaram após o sinal verde do Dr. Paulo da ANS.