Um atraso no envio de doses da vacina antirrábica pelo Ministério da Saúde fez com que a cidade de Tupã tivesse que suspender a “Campanha de Vacinação Contra a Raiva” deste ano.
De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robison Luis, a falha na distribuição de doses foi comunicada através de um ofício circular emitido pelo Estado de São Paulo no Instituto Pasteur. No ofício, foi informado também que a próxima remessa da vacina está prevista para chegar somente em novembro de 2019.
“Estávamos organizando tudo para a realização campanha, mas o estado nos enviou um ofício circular comunicando o desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos em todo o estado, afetando diretamente a distribuição para os municípios, inclusive o nosso”, disse
Robison comentou ainda que, mesmo com o desabastecimento, as ações de vigilância, prevenção e controle continuarão normalmente. “Principalmente neste momento de desabastecimento da vacina para cães e gatos, as ações de vigilância serão reforçadas pelo CCZ. Nossos agentes estão preparados para lidar com quaisquer zoonoses e irão redobrar os esforços para cuidar dos nossos animais e município”, destacou.
O responsável pelo CCZ também explicou que quando a situação for normalizada, o município irá promover a campanha. “Como não temos estoque de doses e o estado não forneceu a remessa necessária para a realização da campanha, nós não conseguiremos realiza-la em setembro, mas assim que recebermos a vacina, nós faremos”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa