O município de Tupã atendeu aos requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo e subiu para categoria ‘C’ no Mapa Do Turismo Brasileiro (MTur) 2019 -2021.
A atualização do MTur é realizada a cada dois anos pelo Ministério em conjunto com as Unidades Federativas, que são os Órgãos Oficiais de Turismo dos Estados e do Distrito Federal. A partir disto, os municípios são categorizados de ‘A’ a ‘E’, que é um instrumento para acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais.
Além disso, a categorização ajuda o Ministério a definir o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente com investimentos para a melhoria da infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Duda Gimenez, a categorização de Tupã no MTur é fundamental para fortalecer o turismo no município.
“A categoria ‘C’ contempla aqueles municípios que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Fazer parte do MTur com a terceira melhor classificação, nos permite pleitear recursos para promover melhorias e potencializar nossas infraestruturas turísticas”, destacou.
O secretário de Turismo explicou também que o avanço de Tupã para a categoria ‘C’ destaca o comprometimento da administração em fomentar o turismo no município.
“Estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços. Esta é mais uma oportunidade para divulgar o turismo da nossa cidade”, disse.
O prefeito Caio Aoqui, salientou que a elevação de categoria significa também mais uma oportunidade para estimular o desenvolvimento do setor na cidade. Segundo o chefe do Executivo, é preciso valorizar os espaços históricos que fazem parte do desenvolvimento da cidade.
“Tupã é uma cidade com belas paisagens, povo hospitaleiro, rica em patrimônios culturais e com muita história. A melhora na classificação aponta que nossa gestão adota as diretrizes certas para o crescimento do setor no município. O avanço no MTur é um estímulo para explorarmos ainda mais o potencial turístico da cidade e intensificar os desafios, tais como a busca por mais investimentos e desenvolvimento, fomentando principalmente o turismo”, concluiu.