Evento contou com a presença do autor Douglas MCT – autor de algumas HQs da Turma da Mônica e animações da Galera Animal
Na tarde de terça-feira (10), a Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes para prestigiar o autor Douglas MCT, através do projeto “Viagem Literária”. Participaram três classes das escolas Índia Vanuíre e Lélio Toledo Piza e Almeida.
O professor Áureo Camargo, responsável pela turma da EE. Índia Vanuire no evento, ressaltou a importância de levar os alunos para participar de projetos culturais como este.
“Sem dúvidas o projeto agrega conhecimento aos nossos alunos, pois é um escritor falando do seu processo de criação, e mostrando obras interessantes, das quais os alunos se identificam muito, como quadrinhos, mangás, histórias fantásticas e as séries. Além disso, os alunos também participaram fazendo perguntas, o que é algo muito positivo para eles”, comentou.
Para a aluna Julia Soares, é muito bom participar de atividades como esta. “Eu acho muito legal participar de projetos como este, porque nos traz mais conhecimento, e incentiva os alunos que têm interesse de ser escritor”, disse.
O autor Douglas MCT, explicou sobre suas atuações e realizações profissionais. “Já realizei trabalhos para as HQs da Turma da Mônica e para as animações da Galera Animal. Sou autor da série fantástica Necrópolis e tenho contos publicados nas coletâneas Anno Domini, Território V, Imaginários 3, Sagas 3, Crônicas da tormenta e Fantasias Urbanas. Destaco ainda que minhas primeiras histórias foram premiadas com o Mapa Cultural Paulista em 2001 e 2003”, informou.
Douglas acrescentou que passar um pouco de seus conhecimentos para os alunos é algo fantástico. “Recebi várias perguntas dos alunos, professores e equipe da biblioteca. Para mim, essa troca de conhecimentos é fundamental. Fui muito bem acolhido”, frisou.
O escritor ainda afirmou que a difusão da literatura fantástica no país é muito importante por mostrar e revelar novos tipos de histórias, e principalmente, mostrar que o brasileiro também produz fantasias de qualidade.
“O objetivo foi mostrar que o brasileiro produz obras com muita qualidade, e que tem ideias maravilhosas que podem envolver os leitores. Portanto, é necessário fomentar projetos como esses”, concluiu.
Já o bibliotecário Tarciso Vieira Mendes, explicou que este programa teve seu lançamento em 2008, e que Viagem Literária é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, juntamente com a SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo); e em parceria com as Prefeituras Municipais participantes. “Todos os anos nós trazemos diversos escritores e contadores de histórias para
conversar e partilhar conhecimentos com nosso público em eventos gratuitos, e que são realizados na própria Biblioteca Municipal”, explicou.
O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o principal objetivo do programa é incentivar a leitura e a propagação da literatura brasileira. “É fundamental incentivar a leitura dos jovens através de uma programação cultural qualificada e diversificada ao público presente”, disse.
Duda enalteceu ainda sobre o autor participante do projeto. “Recebemos este autor que possui uma grande bagagem de conhecimento cultura, onde ele pôde contar sua história, falar da carreira, tirar dúvidas das crianças e adolescentes presentes, e o mais importante: agregar conhecimento a eles”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa