
Aconteceu na semana passada a 2ª Feira de Profissões no município de Tupã na praça da bandeira e contou com a participação de alunos de escolas estaduais em parceria com a Escola da Família, com um stand que teve a coordenação do professor de exatas, Douglas Ghiotto.
Douglas leciona nas cidades de Arco-Íris e Quintana e ao longo de todo o ano realizou vários projetos com seus alunos que foram expostos na feira. De acordo com o professor o stand foi todo voltado para a área tecnológica: “Os trabalhos aqui apresentados foram desenvolvidos nas aulas de física e matemática com a lógica de programação junto com a montagem Arduino (Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.), disse Douglas.
“A ideia de participar foi para mostrar um pouco do que é trabalhado na escola já que temos pouco espaço para demonstrar o potencial dos alunos das escolas públicas”, finalizou o professor.

Alunos
Os alunos que participaram da feira mostraram muita satisfação em fazer parte de um projeto tão grande e de largo alcance.
Tamara Vitória Alves de Oliveira, está no terceiro ano do ensino médio na escola Auda Malta em Arco-Íris e participou efetivamente desde a sala de aula até a exposição em Tupã. “O Arduino é um projeto eficaz e legal, confira as fotos dos sensores que mede a umidade do solo”, explicou a aluna.
Luz vermelha: Solo seco Luz Amarela: Solo moderado Luz Verde: Solo ideal
“Quando começamos esse estudo a sala ficou mais empolgada com o novo, um aprendizado diferente e todo mundo se dedicando mais. Muitas pessoas não acreditam em aluno de escola pública só estamos aqui para provar o contrário, temos potencial para chegarmos onde quisermos”, finalizou Tamara.

Os alunos das escolas públicas terão como novidade em sua grade curricular no ano que vem o estudo Arduino que fará parte das aulas de tecnologia.
