Na tarde de hoje (23), por volta de 14h uma ocorrência que poderia ter um desfecho horrível foi evitada, um senhor visivelmente alcoolizado estava prestes a dar partida em seu veículo quando foi contido por Agentes de Trânsito.
Pela Lei, o senhor só teria cometido algum crime e poderia ser autuado por embriaguez ao volante caso estivesse dirigindo o seu veículo. Ele teria o automóvel apreendido e possivelmente seria preso pela quantidade de álcool no seu organismo, isso seria o mínimo, visto que em uma situação destas ele poderia bater o veículo ou atropelar alguém, causando um mal maior.
Com muito preparo e atenção, atuando de maneira preventiva, os Agentes de Trânsito Gilberto, Lopes, Valter e Bellafronte evitaram todos esses problemas, eles impediram o indivíduo de dar partida no veículo e chamaram a Polícia Militar para prosseguir com o atendimento da ocorrência.
Os Policiais Militares estiveram no local para preservar a ordem e a segurança de todos, orientando o sujeito sobre o perigo que ele estava prestes a causar a si mesmo e a terceiros.
A visão que alguns motoristas de Tupã têm sobre o papel do Agente de Trânsito, como alguém que quer apenas punir está muito equivocada, uma ação como essa demonstra exatamente a função dos Agentes, que é executar atividades de fiscalização, orientação e operação no trânsito sempre com o intuito de garantir a segurança e preservar a vida do cidadão em primeiro lugar.
Esse profissional trabalha em um ambiente complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos, como a ação do tempo, animais, obras urbanas, sinalizações complexas ou a inexistência delas.
Na data de hoje, 23 de setembro, se comemora o Dia do Agente de Trânsito.
Aproveitamos aqui para parabenizar a dedicação e o empenho dos nossos Agentes, que devem ser reconhecidos como elemento fundamental na segurança pública.