Na data de ontem, sexta-feira (28) um Tucano estava em uma propriedade rural na Vicinal Tupã Quatá e aparentava estar ferido.
O Corpo de Bombeiros de Tupã foi acionado e compareceu ao local para os procedimentos padrões.
A ave foi devidamente engaiolada e encaminhada para a Polícia Militar Ambiental de Tupã para os devidos cuidados e posteriormente ser devolvida para o seu habitat natural.
Sobre o Tucano:
Tucanuçu (Ramphastos toco): é o maior dos tucanos, chega facilmente a 56 centímetros de comprimento e 540 gramas. Pode ser encontrado na Amazônia, Paraguai, Bolívia e Argentina. No Brasil, habita principalmente o cerrado e a Mata Atlântica. Possui um enorme bico alaranjado (cerca de 20 centímetros) com uma mancha preta na ponta. Sua plumagem é negra, com o papo e o uropígio brancos, a área ao redor dos olhos laranja e as pálpebras são azuis.
Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.
Vive aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado.
Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas. Comunica-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi).
É a única espécie da família dos Tucanos que não vive exclusivamente na floresta, sobrevoa frequentemente os campos abertos, rios largos e gosta de pousar sobre árvores altaneiras.
Alimenta-se basicamente de frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.
Constrói o ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros.
Costuma botar de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução.