A Polícia Civil de Iacri realizou um trabalho de inteligência através do Setor de Investigações Gerais e recuperou um celular que havia sido furtado na Festa de Peão da cidade.
O aparelho telefônico estava em poder de L. R. B., de 23 anos, morador de Parapuã. O jovem alegou que comprou o referido aparelho por R$100 de um sujeito que não sabe informar o nome.
O parapuense rensponderá pelo crime de receptação culposa, que prevê pena de detenção de um mês a um ano, ou multa, ou ambas cumulativamente ressaltou o Delegado titular do município, Doutor Welington Ubiratã de Lima.
Após os procedimentos legais o celular foi entregue a vítima, que trabalha como vendedor e é morador de Tupã.
Roubo e furto de aparelho celular
Atualmente cerca de 30% dos crimes de roubo e furto no estado de São Paulo têm como alvo o aparelho de celular.
Conforme a Resolução SSP-3, de 06-02-2015, a Polícia Civil passou a registrar nos boletins de ocorrência o IMEI dos celulares roubados e furtados.
Em fevereiro de 2016, a Polícia Militar começou a realizar consultas de IMEI pelo terminal móvel de dados das viaturas, agilizando e dando efetividade para suas ações de fiscalização.
Outra providência adotada foi o estabelecimento de rotina de envio diário de lista desses IMEIs para as operadoras, que realizam o bloqueio em até 72h.
Todos podem colaborar com o combate ao comércio ilegal:
- Ao registrar um boletim de ocorrência de roubo ou furto de celular, informe o IMEI do aparelho.
- Desconfie de preços muito baixos ao comprar aparelhos de terceiros.
- Antes de adquirir um celular de terceiros, verifique a procedência.
O número IMEI do aparelho pode ser facilmente obtido digitando, como se fosse fazer uma ligação no aparelho, o código *#06#, esse código é universal e o IMEI do aparelho será informado na tela.
Em posse do IMEI você deve consultar o número informado no Site Oficial da ANATEL, para verificar se o aparelho possui restrições.