Após decisão liminar na Justiça para retomar o território da Fazenda Palma, no Distrito de Varpa, a atual diretoria da Corporação Evangélica Palma fez uma reforma e adequações no local.
A cachoeira foi reaberta para visitantes desde o dia 12 de outubro, data do aniversário de 90 anos de Tupã. Agora com novas regras de uso, estabelecidas pela diretoria, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no local.
O local vai funcionar das 8:00 às 18:00 e foram estipulados novos valores para a pessoa passar o dia do local. A entrada para adultos está R$20 e para crianças R$10.
A lanchonete está funcionando e o uso dos quiosques será cobrado à parte, a reserva deverá ser feira com antecedência. Os usuários também poderão alugar no local, mesas, cadeiras, churrasqueiras e guarda sol.
A sede da Fazenda Palma possui cerca de seis alqueires, o território total da fazenda é de aproximadamente 200 alqueires.
A Fazenda Palma tem um alojamento com capacidade para receber 400 pessoas, refeitório para cerca de mil pessoas, cachoeiras, piscina, trilhas e vegetação privilegiada.
Varpa
Hoje, Varpa e a Fazenda Palma fazem parte das atrações turísticas do município de Tupã, muitos habitantes do distrito ainda preservam a cultura da Letônia.
A prática do comércio de produtos gastronômicos caseiros, da arquitetura típica e do ecoturismo estão presentes por toda a parte.
Varpa apresenta ainda o Museu dos Pioneiros “Janis Erdbergs”, com um acervo que relata a história de seu fundador e do povo leto.
Nos acessos ao distrito, o visitante encontra um charmoso portal.