Criar bons hábitos alimentares e praticar atividade física regular, são medidas importantes que contribuem para a diminuição de peso e melhorar a qualidade de vida.
A perda de peso de forma saudável possui muitos benefícios, como o aumento da energia e da disposição, melhora da autoestima, um melhor controle da fome e fortalecimento do sistema imunológico.
O ideal para perder peso de forma saudável e ter um abdômen plano é procurar orientação de um nutricionista para que seja realizada uma avaliação nutricional completa com um plano de dieta adaptado às necessidades da pessoa.
Também é importante procurar ajuda de um personal trainer para que seja indicado um plano de treino de acordo com o objetivo que se queira alcançar.
Essas estratégias permitem a perda de peso progressiva e que se mantém ao longo do tempo.
Confira 15 dicas para reduzir a barriga, emagrecer e ficar em forma em poucos dias:
1. Comer alimentos crus e ricos em fibras
Os alimentos crus e ricos em fibras ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a digestão, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, ajudam a emagrecer porque aumentam a sensação de saciedade. Também ajudam a manter a microbiota intestinal saudável, diminuindo o risco de ocorrer a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Alguns exemplos de alimentos com alto teor de fibra na composição são a aveia, pão integral, cenoura crua, maçã, linhaça, lentilha, alface, pepino, sementes de chia, cogumelo, pera, morangos, framboesas, mirtilos, entre outros.
2. Evitar bebidas açucaradas
As bebidas açucaradas como refrigerantes, incluindo os light e diet, e os sucos industrializados devem ser evitados, já que contribuem para o acúmulo de gordura a nível abdominal, assim como outros problemas de saúde, como cáries, obesidade ou diabetes, por exemplo.
3. Evitar frituras
As frituras também devem ser evitadas, já que além de fornecerem muitas calorias, também aumentam a quantidade de gorduras trans e saturadas, favorecendo o aumento do colesterol LDL, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade, devido ao seu acúmulo no organismo.
O ideal é preparar os alimentos grelhados, a vapor ou cozidos, utilizando temperos naturais, como ervas aromáticas e pimenta para dar sabor aos alimentos.
4. Evitar alimentos processados
É importante evitar consumir molhos como ketchup e maionese, por exemplo, além de comidas congeladas industrializadas ou outros produtos processados, pois estes alimentos possuem mais sal e promovem retenção hídrica, aumentando a sensação de inchaço. Além disso, os alimentos processados têm geralmente muitos conservantes na composição, podendo prejudicar a saúde.
5. Iniciar as refeições com um prato de salada
Iniciar as refeições com um prato raso de salada ou uma sopa, serve para aumentar a sensação de saciedade e controlar o apetite. Comer uma pera ou uma maça, cerca de 20 minutos antes do almoço e jantar também é um bom truque para aumentar a saciedade e diminuir o apetite, pois são frutas ricas em fibras, permitindo que haja diminuição na quantidade de alimentos que se ingere durante as comidas principais.
6. Praticar exercício físico
Fazer alguma atividade física de forma regular, além de ajudar a emagrecer e a diminuir a circunferência abdominal, também melhora a circulação sanguínea, o bem-estar e a autoconfiança. Além disso, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas, como a diabetes, por exemplo.
7. Acelerar o metabolismo
Algumas formas de aumentar o metabolismo é consumir pimenta vermelha, chá verde, gengibre e água gelada, porque estes alimentos são termogênicos e ajudam o corpo a perder calorias, mesmo que a pessoa esteja parada.
8. Comer lentamente e mastigar bem os alimentos
Comer lentamente, em um ambiente calmo e mastigar bem os alimentos permite os sinais de saciedade cheguem ao cérebro, indicando que o estômago está cheio. Adquirir esse hábito evita ingerir alimentos em excesso, favorecendo a perda de peso.
9. Fazer seis refeições por dia
O ideal é realizar cerca de 6 refeições por dia e mastigar bem os alimentos. Ao comer devagar, dá-se tempo ao cérebro para entender que já tem comida no estômago e evita que a pessoa coma mais do que o necessário. Além disso, também aumenta o tempo de contato com as papilas gustativas, aumentando a sensação de saciedade.
10. Beber bastante água
Beber bastante água ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no organismo e a hidratar o intestino, regularizando a sua função. É recomendado o consumo de 2 a 2,5 L de água por dia, devendo ser consumido entre as refeições.
As pessoas que não estão acostumadas a beber água, podem saborizá-la agregando uma rodela de limão ou de pepino, por exemplo, o que permitiria o aumento do seu consumo com mais facilidade.
11. Evitar os doces
Deve-se evitar a ingestão de alimentos que tenham açúcar na composição, como sobremesas, bolos, sorvete ou chocolates, por exemplo e dar preferência às frutas cítricas e ricas em fibras, que também têm um sabor adocicado e ajudam a reduzir a vontade de comer doces.
12. Reduzir o consumo de gorduras
É importante evitar todas as fontes de gorduras adicionadas, como por exemplo, margarina, embutidos, salsichas, pele das aves ou gordura das carnes, por exemplo. Em vez disso, devem-se ingerir alimentos com gorduras benéficas para o organismo, como abacate, frutos secos, azeite de oliva ou peixe.
13. Reduzir o consumo de carboidratos
Para se conseguir emagrecer e perder barriga, não se deve ingerir mais de um alimento fonte de carboidrato por refeição. Por exemplo, se a pessoa comer uma batata, não precisa comer arroz, pão ou macarrão na mesma refeição, mas em vez disso, acompanhar o prato com uma salada ou legumes, por exemplo.
14. Ler os rótulos das embalagens
Um gesto muito importante para pessoas que desejam emagrecer, é ler atentamente os rótulos das embalagens dos alimentos no supermercado, antes de comprar, de forma a evitar levar para casa alimentos muito calóricos ou com um alto teor de açúcares ou gorduras saturadas. Além disso, deve-se ainda ter em atenção se a informação do rótulo se refere ao pacote todo ou apenas a uma porção.
15. Seguir as dicas de forma regrada
Estas dicas devem ser seguidas diariamente para que o corpo se acostume com as mudanças. A pessoa pode-se pesar a cada 10 dias, para não gerar ansiedade, mas deve ser sempre na mesma hora e na mesma balança.
Além disso, para acompanhar o emagrecimento é importante medir, com uma fita métrica, a cintura, passando a fita sobre o umbigo e anotar os valores para perceber melhor a evolução de perda peso, até alcançar a boa forma.