Visitantes ensinaram ritmos e histórias acerca de suas culturas aos alunos
Na semana passada, o polo do Projeto Guri de Tupã recebeu intercambistas do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa criado pela organização parceira JM Norway. Khalusa Bandaleao, Elidio Mangane, Francis Jimmy Thera, Chisomo Chimoto, Anna Nguyen e Oskar Skorge vieram de Malawi, Moçambique e Noruega, por meio da gestora Amigos do Guri.
De acordo com Daniela Cosine, os selecionados do MOVE participam de atividades do Projeto Guri. Esta parceria oportuniza o ensino, pois os estrangeiros poderão ensinar ritmos musicais típicos, bem como as histórias de seus países de origem, agregando seus conhecimentos e vivências às aulas.
“O programa busca o desenvolvimento da prática musical internacional e a troca de experiências. O intercâmbio favorece um aprendizado mútuo, agregando experiências aos alunos e proporcionando um aprendizado diferente”, informou.
O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, enfatizou que o projeto Guri fomenta o aprendizado musical e oportuniza a diversidade. Ele disse que esta oportunidade proporcionou momentos de novas experiências para ambos os alunos.
“O Guri oferece ensino musical de qualidade gratuitamente, e esta foi uma oportunidade única que o projeto ofereceu aos alunos, oferecendo aprendizado com músicos intercambistas”, salientou.
O prefeito Caio Aoqui, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de oportunidades como estas que fomentam a troca de experiências e o aprendizado mútuo.
“Agradeço aos intercambistas que visitaram o polo e parabenizo esta iniciativa que muito agrega na vida dos intercambistas e dos alunos. A cultura é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade crítica, e estas interações favorecem um olhar diferente, além do aprendizado de uma cultura distinta da nossa”, enfatizou
Sobre o MOVE
O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchage) é um programa de intercâmbio e voluntariado criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique.
Fonte: Assessoria de Imprensa