Atitudes conscientes evitam transtornos e colaboram para a limpeza e saúde pública
Com a aproximação das festas de fim de ano, a Prefeitura de Tupã alerta a população sobre o descarte irregular de lixo no município. Esta atitude inadequada pode gerar transtornos como enchentes, alagamentos e danos à saúde pública.
As Secretarias Municipais de Obras e Trânsito; e Agricultura e Meio Ambiente realizam um trabalho de rotina com o intuito de manter a cidade limpa e garantir maior qualidade de vida à população. Além da coleta regular de lixo, há seis meses a limpeza de galerias pluviais foram retomadas.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – “Zé Vinagre”, destaca que os materiais recicláveis, como caixas de papelão, isopor, papel de presente, laços, fitas e plástico bolha, devem ser levados aos ecopontos ou colocados para recolhimento pela Coleta Seletiva disponibilizada pela Secretaria.
“Por menor que seja o resíduo, desde o palito de picolé à lata de refrigerante, procure a lixeira mais próxima ou leve com você até encontrar um local apropriado para se desfazer dele. Evitar o descarte inadequado é dever de todo o cidadão”, afirma.
Zé Vinagre acrescenta para a população colocar o lixo na rua apenas nos dias em que o caminhão de coleta passa pelo bairro. “Se lixo fica mais que um dia nas ruas, ele pode ser rasgado por animais que buscam comida. Por isso, a colaboração da população é essencial para deixar a cidade limpa”, disse.
Já o secretário municipal de Obras e Trânsito, Valentim César Bigeschi, alerta que devido às chuvas, os materiais descartados inadequadamente podem entupir as bocas de lobo e o sistema de drenagem, ocasionando enchentes.
“Dentre os serviços que foram retomados pela nova administração para o combate à dengue, está a desobstrução das bocas de lobo. Em quatro meses já efetuamos a limpeza de aproximadamente 240 galerias. Este serviço melhora a qualidade de vida da população, pois minimiza enchentes e outros transtornos. Por isso, pedimos a colaboração dos munícipes para que não descartem lixo de forma irregular”, enfatiza.
Já o prefeito Caio Aoqui ressalta que o município conta com locais preparados para receberem os resíduos e por isso, a população deve se manter em alerta para o descarte irregular destes materiais.
“Realizamos todos os serviços essenciais para manter a cidade bonita e limpa. Para que ela continue assim, a população precisa colaborar e não descartar lixo de forma inadequada, pois esta atitude gera danos à saúde pública e provoca a destruição significativa do meio ambiente”, conclui.
Fonte: Assessoria de Imprensa