Prometer menos e compartilhar os objetivos são algumas dicas para concretizar os projetos. Amaury Baião explica seis etapas para transformar o sonho em realidade.
Já é 2020, então você já pode começar a colocar em prática aquela sua lista de promessas para o ano novo. Quer saber como? A primeira dica é anotar as metas para transformá-las em projeto. É importante também saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Por isso, esteja preparado para alguns fracassos.
O personal conta que desde pequeno você deve ser focado e motivado em realizar seus projetos. “Obcecado em realizar sonhos, gente. É isso que eu faço”.
O prazo para alcançar o sonho pode ser longo, mas é preciso começar agora. Também é necessário fazer um planejamento. “Depois que a gente traça as metas, a gente faz ações imediatas. Um sonho de vários brasileiros é falar inglês. Hoje, eu posso ligar para três escolas de inglês, fazer três orçamentos, hoje eu posso entrar num curso online e fazer 20 minutos de aula por dia e começar hoje”.
VEJA CINCO DICAS PARA CUMPRIR AS METAS:
COMPARTILHE AS METAS
Quando as metas são compartilhadas, elas são mais bem sucedidas. Tornar a meta pública aumenta o compromisso e a energia que você vai colocar nela. Compartilhar tem vários aspectos. O constrangimento, caso não consiga alcançar a meta; a cobrança dos outros e a auto cobrança por ter que cumprir o que prometeu aos outros.
PROMETA MENOS
Foque no que tem relevância. Há sempre um desejo no início do ano de renovar tudo, mas é preciso saber que não é possível realizar tudo de uma só vez. É preciso priorizar. As metas precisam ser aquelas que realmente importam para você. Não prometa algo simplesmente porque alguém gostaria que você cumprisse aquilo.
FATIE AS METAS
Para atingir uma meta é preciso fatiá-la em pequenas metas. Além de ser uma forma de conseguir chegar lá, dá uma sensação de conquista e ajuda a dar energia para os próximos passos. Exemplo: Se a meta é correr uma maratona, comece correndo 100 metros. Se a meta é ler mais, comece com um livro fino.
A META TEM QUE SER RELEVANTE
É preciso saber e entender porque você está fazendo aquilo. É preciso uma motivação interna que tenha real importância para você. Tem que ser uma motivação que vai gerar prazer ao conquistá-la, mesmo que o caminho seja doloroso. Exemplo: quero parar de fumar porque isso fará bem para minha saúde. O caminho para parar de fumar será doloroso, mas você sabe que isso lhe dará mais saúde.
PREPARE-SE PARA RECAÍDAS
É importante saber que mudar hábitos é difícil e ter recaídas é normal. Quando sabemos que a recaída é esperada, não temos a sensação de derrota.
Dica bônus: como evitar a procrastinação?
A procrastinação é a grande inimiga dos seus objetivos. E uma das principais formas de deixar ela te atrapalhar é acreditar que você precisa ter todas as ferramentas antes de começar a fazer alguma coisa.
Um exemplo simples: imagine que você queira começar a praticar exercícios para ter uma vida mais saudável.
Então, logo no primeiro dia, você abre o seu guarda-roupa e percebe que não tem um par de tênis adequado. O que você faz?
A maioria das pessoas espera ter todos os recursos antes de começar a perseguir um objetivo. Mas a verdade é que isso atrapalha em vez de ajudar.