Todas as Unidades Básicas de Saúde estão abastecidas com a imunização
Crianças com 4 a 7 anos de idade têm o direito de receber uma dose de reforço da vacina contra a febre amarela. A Prefeitura de Tupã já adotou a medida, conforme a orientação do Ministério da Saúde.
A imunização está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há casos de febre amarela confirmados e o vírus transmissor da doença não está circulando na cidade. No entanto, a enfermeira de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, reforça que a população pertencente à faixa etária preconizada deve se imunizar.
“Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, alguns estudos indicam que a vacina dada às crianças mais novas pode ter a eficiência menor, pois nessa idade, o sistema imunológico ainda é imaturo e há uma interferência dos anticorpos passados pela mãe”, explicou.
Joselaine informou que a recomendação do Ministério da Saúde veio devido à estudos realizados durante anos.
“Estes estudos identificaram uma queda nos títulos de anticorpos de crianças vacinadas entre 9 e 12 meses, após 4 anos da aplicação da vacina e, por isso, a recomendação de uma dose reforço”, disse.
O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, disse que este reforço é fundamental para ampliar a cobertura vacinal dos pertencentes à faixa etária preconizada.
“É importante estar imunizado contra a Febre Amarela. Por isso, todas as UBSs de Tupã já estão abastecidas com a dose reforço. Pedimos a colaboração dos responsáveis, para que levem as crianças para a vacinação”, disse.
Já o prefeito Caio Aoqui convidou os responsáveis pelas crianças para as levarem nas UBSs.
“A vacinação é a maneira mais eficaz para se proteger contra diversas doenças. Por isso, os responsáveis pelas crianças devem levá-las para receberem a imunização. Devemos proteger nossos pequenos, e deixar a imunização deles em dia é uma forma de demonstração amor”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa