Todos cidadãos devem se cadastrar para garantir o atendimento
A Prefeitura de Tupã, por meio Secretaria Municipal de Saúde, realiza o cadastro dos tupãenses no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma determinação do Ministério da Saúde para estabelecer a quantidade de recursos que serão enviados aos municípios do Brasil.
De acordo com a diretora do setor de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, o cadastramento no SUS vai garantir maior agilidade nos atendimentos e captação de recursos para a compra de medicamentos e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos de Saúde da Família (PSFs).
“Através deste cadastramento, o município mostra ao Ministério da Saúde quantas pessoas residem em Tupã e necessitam do atendimento do SUS. Este dado vai garantir que a cidade receba medicamentos, vacinas e recursos para a melhoria das instalações de UBSs e PSFs”, informou.
Ela explicou que todas as pessoas devem se cadastrar, inclusive beneficiários do Bolsa Família. “Mesmo que o munícipe tenha um plano de saúde, ele deve se registrar no SUS. A documentação necessária para o cadastro é: RG, CPF, comprovante de residência e o número do NIS, para que beneficiários do Bolsa Família garanta o recebimento do auxílio”, esclareceu.
Simone ainda enfatizou que o cadastramento é imprescindível para o atendimento nas unidades e nos processos de agendamento de consultas, como dispensação de medicamentos, consultas médicas e exames laboratoriais. “O usuário deve estar cadastrado para receber os atendimentos nas unidades. Por isso, é fundamental que a população colabore e faça o registro no SUS”, disse.
O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, destacou que a ação possibilita a vinculação dos procedimentos executados nas unidades. “O cadastramento é indispensável na hora de utilizar qualquer serviço nos hospitais e UBS do município e de todo o país, facilitando o acompanhamento do usuário”, afirmou.
Já o prefeito Caio Aoqui convidou a população para efetuar o cadastramento nas UBSs e PSFs do município. “O cadastramento garante que o município receba recursos suficientes para atender toda a demanda da população. Por isso, convido os munícipes para efetuarem o cadastro nas UBSs e PSFs da cidade. Esta atitude assegura um atendimento de qualidade a todos”, concluiu.
Ponto Estratégico
Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza um mutirão na ETEC Prof. Massuyuki Kawano para o cadastramento dos novos alunos matriculados na instituição. De acordo com Simone, o local foi escolhido devido ao grande fluxo de pessoas para o período de matrículas.
“O local é um ponto estratégico para o cadastramento no SUS. Por isso, a equipe de Saúde estão registrando os novos estudantes no sistema de saúde conforme as novas regras estabelecidas. Gostaria de agradecer ao diretor Jurandir por prontamente disponibilizar o espaço para realizarmos o registro dos alunos e seus familiares”, agradeceu.
A ação é voltada apenas para os alunos matriculados na instituição em 2020. A Prefeitura realizará novos mutirões para o cadastramento durante os meses seguintes. Os munícipes que desejam regularizar a situação, também podem procurar as UBSs e PSFs para efetuar o cadastramento.
Fonte: Assessoria de Imprensa