Mutirão ajudará micro e pequenos empresários a realizarem a declaração anual
O SEBRAE-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial (ACIT) e Sindicato do Comércio Varejista de Tupã (Sincomércio), realizarão um mutirão de atendimentos nos dias 27 e 28, das 10h às 16h, na avenida Tamoios, defronte ao Banco Bradesco.
Durante o mutirão do SEBRAE Móvel, os Microempreendedores Individuais (MEI) contarão com a ajuda de um analista para preencher e entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). Este documento mantém os empresários em dia com a Receita Federal e garante os benefícios previdenciários.
Quem não cumprir esta obrigação estará sujeito a multas, perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada. A declaração deve ser elaborada com dados de faturamento bruto referentes ao ano de 2019. Este procedimento é realizado apenas pela internet, no Portal do Empreendedor.
Além disso, os empresários também receberão orientações para a melhoria da gestão de sua empresa e poderão participar gratuitamente do curso “Empreenda Rápido – Organize Seus Negócios”, destinado a empreendedores que querem profissionalizar o seu negócio, por meio do aprimoramento de seus controles operacionais e de gestão.
O workshop é formado por oficinas sobre comportamento, formação de preço, fluxo de caixa, marketing digital e um curso sobre atendimento ao cliente (EAD). Aos que não puderem ir ao mutirão, o Sebrae Aqui, também oferece orientações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h na avenida Tapuias, 907.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, o atendimento será realizado junto ao Sebrae Móvel, um escritório itinerante, que leva conhecimento a micro, pequenos e futuros empreendedores.
“O Sebrae desempenha um trabalho fundamental que auxilia os micros e pequenos empresários e fortalece o empreendedorismo em todo o país. Por isso, esse mutirão será uma oportunidade para os microempresários tupãenses adquirirem novos conhecimentos”, concluiu.
Prazo
O prazo para o envio da declaração é até o dia 31 de maio. A multa pelo atraso no envio é de no mínimo R$ 50 ou 2% ao mês-calendário ou fração, calculada sobre o montante dos tributos decorrentes do que foi declarado, limitada a 20%. Depois do envio da Declaração com atraso, será gerado um boleto para o pagamento.
Se a quitação ocorrer no prazo de 30 dias, há desconto de 50% no valor. Se o MEI perder o novo prazo, ele terá de procurar a Receita Federal para impressão com outra data. Vale ressaltar que, mesmo que o microempreendedor não tenha faturado nada no ano anterior, deve fazer a Declaração.
Fonte: Assessoria de Imprensa