Para elaborar um roteiro de viagem, sugiro que inicie pelas passagens de ida e volta da sua cidade para o destino que deseja conhecer. Depois, compre as passagens entre uma cidade (ou país) e outra(o). Após resolver isso, inicie as reservas de hotéis (com transportes públicos próximos) e, por fim, faça o roteiro de passeio de cada lugar.
Vou compartilhar a experiência que tive no meu primeiro “mochilão” na Europa, focando apenas no roteiro geral. Primeiro, defini os países e em seguida as cidades, que foram: Paris (França), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Amsterdam (Holanda), Berlim (Alemanha), Roma e Veneza (Itália).
Reservei em média de 2 a 3 dias em cada local, apenas Paris que fiquei 5 dias. Guardei 50 euros para gastar por dia, incluindo hotel, alimentação, passeios e tickets de transportes. Vale lembrar que foi um “mochilão”, sem luxo, e isso foi em 2011. Acredito que hoje o viajante deva calcular uns 70 euros, ou 50 euros somente para alimentação e passeios por dia.
Achei o tempo suficiente para cada cidade, entretanto, foi bem cansativo. Se você, caro(a) viajante, está com energia, se jogue.
A ordem dos destinos variou bastante, porque fui elaborando de acordo com o valor das passagens de um local até o outro. Ou seja, fui movida pelo ticket mais barato, que me levou para a próxima cidade.
É importante ressaltar que fiz todos os trajetos de avião para ganhar tempo. De trem e ônibus demora mais.
Neste roteiro, prezei por quantidade de lugares e não qualidade. O que isso significa? Não consegui visitar todos os pontos turísticos de cada cidade por falta de tempo. Portanto, aconselho que defina o objetivo da sua viagem primeiro, conhecer mais países de forma rápida ou menos lugares e passeios mais completos? Isso varia de pessoa para pessoa.
Foi uma experiência bem legal com alguns “perregues”, é claro! Mas que valeu cada segundo.
Bagagens
As bagagens devem ser bem “econômicas”, pois os voos mais em conta não permitem malas. Levei pouca roupa para comprar mais lá. Alguns hotéis e hostels oferecem serviço de lavanderia (pago).
Companhias aéreas mais em conta
Comprei todas as passagens entre um país e outro pela companhia aérea Easyjet. Mas a Ryanair faz esses trechos também. Elas permitem apenas uma bagagem de mão de 8 kg com medidas específicas. Por isso, é interessante pagar a mais para acrescentar uma mala porão, que pode pesar 21 kg e ser despachada. Foi o que fiz!
Fotos deste “mochilão” no
Londres
Roma
Veneza
Paris
Barcelona
Berlim
Amsterdam