As ações são para prevenir os principais casos registrados durante a época de Carnaval, como venda ou uso de entorpecentes e brigas. Mas a ação também visa combater crimes como os furtos, principalmente de celulares, e o assédio sexual.
Quem compareceu no primeiro dia de carnaval no Tupã Folia 2020 teve a sensação de segurança muito presente, não foi registrada nenhuma ocorrência dentro do circuito e o que imperou na noite foi a alegria e animação.
Conforme informou o 1º Tenente Cristiano Butarelli, responsável pela Polícia Militar aqui em Tupã:
“Mais de 60 Policiais Militares estavam nas ruas, muitas câmeras de vigilância, além de monitoramento com drone. Apoio da Polícia Civil e segurança particular contratada pela Prefeitura Municipal. Todo esse aparato integrou a Operação preparada para o Carnaval, realizada pela 2ª Cia de Tupã, o objetivo é garantir a segurança do grande número de foliões esperados para os quatro dias de folia.”
O drone demonstrou ser uma ferramenta muito eficaz no auxílio ao combate de ilícitos, principalmente na prevenção, pela sua presença ostensiva. A tecnologia do equipamento é surpreendente, quando um possível infrator é detectado ele tem a opção de selecionar o elemento e sua câmera de vigilância acompanha a movimentação por onde ele for, facilitando assim o trabalho Policial no direcionamento da abordagem. Os operadores do drone têm contato direto com a patrulha e a qualquer sinal de movimentação estranha, já passam as coordenadas para intervenção.
O Comandante ainda frisou que o policiamento do carnaval é feito com reforço vindo de fora, do Curso de Formação de Soldado de Marília e com policiais utilizados em regime de escala extra “O policiamento no restante da cidade continuará normal.”