Festa terá shows, blocos de rua, esquema de segurança e amplo circuito carnavalesco
O Tupã Folia 2020 começa oficialmente dia 22 e a folia tomará conta da avenida Tamoios. Uma programação especial promete agitar os quatro dias de folia com vários shows de grupos e bandas locais, marchinhas e blocos de rua, além dos brinquedos infantis gratuitos durante todas as noites do evento.
A abertura conta com os shows da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, banda Música e Arte e grupo Força Maior. No domingo (23), as atrações são: grupo Sem Preconceito e banda Eclipse. Já na segunda-feira (24), haverá apresentações do grupo Força Maior e banda Eclipse.
Encerrando a programação na terça-feira (25), quem animará o público será a banda Eclipse. Já as matinês contarão com a animação da banda Música e Arte, que se apresentará no domingo e banda Eclipse, que será atração na tarde de terça-feira.
Para proporcionar momentos de lazer e diversão com tranquilidade para toda a população, foi organizado um amplo esquema de segurança, que contará com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Haverá também equipes de segurança, com 100 profissionais por noite, e 20 em cada matinê.
Conforme já divulgado, haverá vendedores ambulantes no evento, mas as pessoas maiores de idade também poderão entrar com bebidas no circuito carnavalesco. Para isso, os recipientes devem ser de plástico, pois qualquer outro material perfurocortante será barrado.
Além disso, alguns objetos são proibidos dentro do circuito, tais como: materiais perfurocortantes, garrafas de vidro, serpentina metalizada, spray de espuma, caixas térmicas de metal, capacetes, guarda-chuvas e sombrinhas. Os capacetes devem ficar na rua Mandaguaris, na Praça Dom Bosco.
Também é proibido o fornecimento ou venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, assim como e a entrada de crianças desacompanhadas. Vale ressaltar que para reforçar ainda mais o esquema de segurança, os foliões e seus recipientes serão revistados.
O Tupã Folia 2020 ainda promete um circuito com uma área de 5.500 metros quadrados, que compreenderá o intervalo entre as ruas Botocudos e Nhambiquaras. Serão quatro portões de acesso, sendo 1 na esquina das ruas Tapajós com Caetés, 1 na esquina das ruas Mandaguaris com Caetés, 1 na esquina das ruas Mandaguaris com Iporans e 1 na esquina das ruas Botocudos com Caetés.
O palco ficará próximo à esquina da avenida Tamoios com a rua Nhambiquaras, já os brinquedos infantis gratuitos estarão em frente à Praça Aparecido de Barros “Caveira” – Praça do Estádio. O circuito carnavalesco também contará com uma estrutura de 38 banheiros químicos, sendo 8 exclusivos para os blocos e 2 com acessibilidade para cadeirantes.
O prefeito Caio Aoqui destacou todo o planejamento realizado para que o Tupã Folia 2020 seja um sucesso. “Foram meses de planejamento para preparar uma festa com diversas atrações musicais, superestrutura, esquema de segurança e, claro, alegria e diversão para todos aproveitarem. Por isso, convido a população para pular carnaval junto com a família e amigos na avenida Tamoios”, convidou.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL “TUPÃ FOLIA 2020” |
SÁBADO – 22/02 |
20 horas – Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” 21h30 – Banda Música e Arte 23 horas – Grupo Força Maior |
DOMINGO – 23/02 |
Matinê (15 horas) – Banda Música e Arte 20 horas – Grupo Sem Preconceito 22 horas – Banda Eclipse |
SEGUNDA-FEIRA – 24/02 |
20 horas – Grupo Força Maior 23 horas – Banda Eclipse |
TERÇA-FEIRA – 25/02 |
Matinê (15 horas) – Banda Eclipse 20 horas – Banda Eclipse |
ITENS PROIBÍDOS NO CIRCUITO DO “TUPÃ FOLIA 2020” |
? MATERIAL PERFUROCORTANTE ? GARRAFAS DE VIDRO ? SERPENTINA METALIZADA ? SPRAY DE ESPUMA ? ENTRAR COM GUARDA-CHUVA/SOMBRINHA ? ENTRADA DE CRIANÇAS DESACOMPANHADAS ? FORNECER BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES ? CAIXA TÉRMICA DE METAL ? ENTRAR COM CAPACETE (capacetes devem ficar na Praça Dom Bosco, próximo da entrada da Rua Mandaguaris) |
Prefeitura alerta sobre o descarte correto de lixo durante o carnaval
O circuito do Tupã Folia receberá limpeza após o encerramento de cada noite do evento
Com o objetivo de manter a cidade limpa, bonita e livre de doenças, a Prefeitura de Tupã enfatiza a importância de realizar o descarte correto de lixo durante o carnaval. O Tupã Folia contará com mais de 30 pontos para o descarte de lixo, além de receber limpeza após o encerramento da programação de cada noite.
O descarte incorreto de lixo, especialmente embalagens e recipientes possibilitam o acúmulo de água em seus interiores, favorecendo a aparição de animais indesejados e proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela urbana, chikungunya).
De acordo com o diretor do Departamento de Endemias e Entomologias, Marco Antônio de Barros, garrafas PET, copos e sacos plásticos, embalagens e recipientes não descartados corretamente podem se tornar um ponto de proliferação do Aedes aegypti, além de possibilitar entupimentos de bocas de lobo, provocando enchentes.
“Uma festa tão bonita como o Tupã Folia deve também ser consciente com o meio ambiente e com a saúde pública. Recipientes e embalagens, por menores que sejam, podem se tornar criadouros de mosquito da dengue. Por isso, todo cuidado é pouco com o descarte de lixo, ainda mais em um evento desta grandeza”, enfatizou.
Marco ainda salientou que mesmo quem não participar do Tupã Folia deve contribuir no combate ao Aedes durante o carnaval, pois esta é uma luta constante que além de contribuir para a manutenção da saúde pública, preserva o meio ambiente e promove uma melhora na qualidade de vida da população.
“Além do Tupã Folia, a população também passa o carnaval em retiros, encontros de jovens, festejando em casa ou se divertindo em chácaras. Os cuidados com o descarte são os mesmos, especialmente quando se trata de ambientes a céu-aberto, onde os recipientes descartados incorretamente podem acumular água da chuva”, destacou.
O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o carnaval é época de alegria e diversão, mas os cuidados com a saúde e com o meio ambiente também devem estar presentes durante as festas. Duda ainda acrescentou que o descarte correto do lixo contribui para a estética da cidade e favorece o turismo.
“O descarte correto de lixo contribui para manter o local limpo durante a realização do evento, demonstrando o respeito com o meio ambiente, com a saúde pública e com os demais foliões. Mais de 30 latões de lixo estarão distribuídos ao longo do circuito do Tupã Folia, para facilitar este descarte. Além disso, Prefeitura realizará limpeza todas as noites, para evitar o acúmulo de lixo e garantir que o local se mantenha limpo. Pedimos a compreensão e consciência da população para tornar este carnaval marcante positivamente”, comentou.
O prefeito Caio Aoqui destacou que esta é uma forma de demonstrar o respeito da população com o meio ambiente e saúde pública, fortalecendo o combate ao mosquito da dengue e fazendo desta festa mais limpa e bonita. O chefe do executivo ainda convidou a população para prestigiar o carnaval juntamente com a família e amigos.
“Sabemos que o carnaval é uma época que a população costuma festejar ou descansar, porém o combate ao mosquito da dengue não pode cessar. Ações pequenas, como jogar o lixo no lixo, já contribuem para a manutenção do meio ambiente e da saúde pública. Convido a população para prestigiar o Tupã Folia juntamente com a família e amigos; contribuindo para uma cidade mais limpa e mais agradável durante este evento por meio de descarte correto de lixo”, convidou.
Fonte: Assessoria de Imprensa