Nota de falecimento
Com imenso pesar, as Faculdades FACCAT informam o falecimento do professor doutor Roberto Reis de Oliveira, de 53 anos de idade, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na madrugada desta terça-feira, em Garça, após sofrer um infarto.
Reis era bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Bauru, mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (Unimar) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
Com ampla experiência no ensino superior, assumiu a coordenação dos cursos de Comunicação das Faculdades FACCAT em agosto de 2014. Integrou o Grupo de Pesquisas “Geografias da Comunicação Regional” da Universidade Federal de Sergipe. Fez parte do Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anízio Teixeira (Inep/MEC) e do Cadastro de Avaliadores do Conselho Estadual de Educação.
Lecionou de 1995 a 2013 na Universidade de Marília (Unimar) onde formou uma geração de jornalistas e publicitários. Sempre dedicado à formação acadêmica, pesquisava os fenômenos e as configurações da mídia regional, especialmente a relação entre as rotinas produtivas no jornalismo regional e local, a construção da agenda midiática, relações com os públicos e a produção social de sentidos.
Foi organizador dos livros “Estudos de Mídia Regional, Local e Comunitária (São Paulo: Arte&Ciência, 2008) e “Estudos de Mídia Regional Paulista” (São Paulo: Arte&Ciência, 2009), ambos em parceria com a professora doutora Rosangela Marçolla.
Reis escreveu ainda capítulos em diversas obras, como o artigo “Jornalismo Regional e Agenda Midiática – contribuições para um debate, publicado no livro “Fuentes Confiables – miradas latinoamericanas sobre periodismo, publicado pela Universidad Católica de Santiago Del Estero, San Salvador de Jujuy (Argentina). Participou de eventos nacionais e internacionais da área da comunicação.
A direção das Faculdades FACCAT lamenta profundamente a perda irreparável do professor doutor Roberto Reis, que sempre desenvolveu a docência e a coordenação dos cursos com muita excelência. Com certeza, foi e ainda será fonte de inspiração para os nossos alunos que hoje se sentem tristes pela sua partida.