Não deixe para a última hora
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de toda a população, mesmo aqueles que possuem planos de saúde, efetuar o cadastramento.
A diretora do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, explicou que a população que ainda não atualizou o cadastro no SUS, deve comparecer nos postos de saúde do município munidos com CPF, comprovante de residência e o número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família).
“Todas as pessoas devem realizar o cadastramento no SUS, mesmo quem tem plano de saúde ou não utiliza o sistema com frequência, pois os recursos enviados pelo Governo Federal para a saúde do município, serão conforme a quantidade de pessoas cadastradas no SUS”, explicou.
Simone acrescentou que quem não estiver cadastrado, perderá o direito de realizar exames, receber vacinas, retirar medicamentos, entre outros. “Devido a esta determinação do Governo Federal, as pessoas que não estiverem cadastradas no SUS, não poderão receber qualquer atendimento pela rede pública de saúde”, disse.
O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, comentou que as próximas ações para o cadastramento da população no SUS serão divulgadas ainda nesta semana. Ele também convidou a população para regularizar sua situação com o sistema nos horários habituais de atendimento dos postos de saúde.
“Realizaremos diversas ações para facilitar o cadastramento da população no SUS, mas vale lembrar que os postos de saúde também efetuam este cadastro nos horários habituais de atendimento. Por isso, peço para que a população compareça aos postos e regularizem sua situação com o sistema”, concluiu.
Já o prefeito Caio Aoqui agradeceu às equipes que estiveram de plantão nos mutirões de cadastramento. “Convido a população para regularizar esta situação tão importante com o SUS. Contamos com a participação de diversas equipes e, por isso, agradeço a colaboração de cada servidor nestes mutirões de atendimento”, agradeceu.