Exames e orientações passados às mulheres durarão todo o mês de março
As comemorações da Prefeitura referentes ao “Mês da Mulher” começarão nesta segunda-feira (9), a partir das 17 horas. O primeiro posto de saúde que prolongará os horários de atendimento durante o mês de março será a Unidade de Saúde da Família (USF) José Antônio Tarifa (CECAP).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, a campanha visa criar oportunidades, através dos horários estendidos, para as mulheres procurarem as unidade de saúde do Município e cuidarem da saúde.
“Durante o mês todo, os agentes de saúde ficarão nos postos para atender toda a população, especialmente as mulheres. Esta é a forma que encontramos de comemorar esta data tão importante, ao passo de também reforçarmos a necessidade de cuidar da saúde feminina”, disse.
Donadelli ainda explicou que, para estimular as mulheres a realizarem exames importantes para a saúde, os agentes da Secretariaria estarão passando orientações e explicando sobre cada exame que será feito ou agendado.
“Dentre as atividades propostas para este mês, os exames realizados nas Unidades serão: exames de prevenção (Papanicolau), avaliação médica ginecológica, avaliação odontológica, pedidos de mamografia de pacientes que se enquadram na faixa etária para a realização do exame, cadastramento no SUS, coleta de sorologia para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e outras diversas orientações e esclarecimentos às pacientes”, explicou.
O prefeito Caio Aoqui aproveitou para convidar todas as mulheres do município para comparecerem aos postos de saúde e participarem das atividades e exames que serão realizados pelos agentes e enfermeiros.
“O mês das mulheres é uma data muito relevante, principalmente para ressaltar a importância da realização de exames preventivos específicos. Peço que todas as mulheres do município fiquem atentas à programação e verifiquem quais Unidades ficarão com os horários estendidos e compareçam lá, pois os agentes estarão preparados para auxiliá-las”, convidou.
Fonte: Assessoria de Imprensa