Visitas às casas e todos postos de saúde estarão abertos
Neste sábado, dia 14, a Prefeitura de Tupã realiza um novo mutirão para o cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Além do funcionamento de todos os postos de saúde do município e dos três distritos, a ação contará com visitação casa a casa.
Todos os postos de saúde de Tupã funcionarão das 8 às 17 horas e as unidades dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa, ficarão abertas das 8 às 13 horas.
Além disso, das 8 às 13 horas, os agentes de saúde, devidamente uniformizados e identificados com crachás, visitarão as residências da região central de Tupã para efetuar o cadastramento dos moradores.
Os documentos necessários são: CPF, Comprovante de Residência, Cartão do SUS e número do NIS (para os beneficiários do Bolsa Família).
Como a atualização do cadastro no SUS é uma determinação do Ministério da Saúde para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde, a diretora da Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, explica que toda a população deve efetuar o cadastramento, até mesmo as pessoas que possuem convênios de saúde.
“Agora, o Ministério da Saúde começará a repassar recursos para os municípios de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema. Portanto, toda a população deve efetuar o cadastramento, até mesmo quem possui convênios de saúde”, disse.
Ela também informou como esta medida impacta diretamente na vida da população.
“Todas as pessoas utilizam o SUS em algum momento da vida, seja para tomar a vacina ou até mesmo realizar exames, pegar remédios ou ser atendido em alguma situação de urgência. Por isso, é fundamental que a população entenda que esta medida implica diretamente na vida de cada um”, explicou.
Já o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, destacou a importância de a população comparecer nos postos de saúde ou nos pontos estratégicos para efetuar o cadastramento no SUS.
Ele acrescentou que as equipes também realizam o cadastro nas unidades durante a semana.
“O cadastro dos tupãenses é fundamental para que o município receba os recursos necessários para atender a todas as demandas da população. Remédios, atendimentos de emergência e urgência, exames, todos estes e outros atendimentos da rede pública de saúde dependem de recursos para funcionar. Por isso, convido a população para atualizar o cadastro nos mutirões ou durante a semana nas unidades”, convidou.