Secretaria de Educação modifica calendário do ano letivo em função da pandemia
A Prefeitura de Tupã anunciou nesta sexta-feira (3) que antecipará as férias escolares dos alunos da rede municipal de ensino. A partir do dia 07 de abril, todas as aulas continuarão suspensas nas Creches escolas; Unidades Escolares, incluindo EJA; Escolas de Segundo Turno e o serviço de Apoio (Psicóloga).
As férias escolares começam na próxima terça-feira (7) e terminam dia 21 de abril. “Elas referem-se ao adiantamento das férias coletivas previstas para o mês de julho no calendário escolar, portanto ainda não será necessário repor essas aulas, nem a organização de práticas de atividades on-line ou material de apoio ao estudo em casa”, determinou o secretário de Educação, Valdir Berti, em reunião na manhã de ontem com o prefeito, Caio Aoqui.
As autoridades competentes afirmam que novas orientações poderão ser adotadas pela Prefeitura Municipal e pelo Comitê Municipal de Gerenciamento Emergencial para Enfrentamento do COVID-19, dependendo da redução ou evolução da pandemia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) dispõe que o calendário escolar deve adequar-se às peculiaridades locais a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previstas nesta Lei.
No entanto, a Secretaria de Educação de Tupã sugere aos responsáveis pelos estudantes da rede municipal que incentivem a manutenção dos estudos e a realização de atividades de estímulo com bebês e crianças, buscando minimizar os efeitos de afastamento temporário das Unidades Educacionais.
“Na Educação Infantil, a aprendizagem pode acontecer em diferentes momentos da rotina da casa. Sempre pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos”, explicou Valdir. O educador exemplifica que essa motivação pode ser na hora de escovar os dentes, durante as refeições, e na realização de brincadeiras e jogos como trava-línguas, parlendas, adivinhas, lendo livros ou contando histórias.
A Secretaria de Educação de Tupã indica aos pais acesso a plataformas educativas on-line. Nelas é possível encontrar atividades para o ensino fundamental de Matemática, Português, Ciências e Inglês, ou podem servir como referência para pesquisa.
Valdir ressalta que “a atuação dos adultos no processo de resolução das atividades não é só orientadora. Todos aprendem quando estão realizando as atividades”, aos estudantes da EJA, em especial, recomenda-se a leitura e registro de diferentes tipos de textos, listagem de afazeres, livros a serem lidos ou filmes que queiram ver para que sigam aprendendo em casa.
O prefeito Caio Aoqui havia determinado em 23 de março a suspensão das aulas na rede municipal em acordo com a Secretaria de Educação. Para o prefeito, “é primordial garantirmos o direito à vida, para termos um processo educativo com vidas saudáveis no futuro. Estudos científicos recentes demostram a eficácia das medidas de afastamento social precoce e da redução das aglomerações de pessoas para restringir a disseminação da COVID-19”.
Fonte: Assessoria de Informação