Ampliação das medidas de isolamento social terminariam nesta terça-feira (7) para os 645 municípios paulistas
O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (6) a ampliação das medidas de isolamento social, para os 645 municípios paulistas, que terminariam na terça (7). Em coletiva de imprensa, Doria afirmou que a quarentena terá uma nova etapa e será estendida por mais 15 dias, até o dia 22 de abril.
A medida seguirá como a anterior, que determinou o fechamento do comércio e manteve apenas os serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança. A decisão de dobrar o período inicial de confinamento em todo o estado, iniciado no dia 24 de março por duas semanas, é amparada pelo aumento no número de casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus em São Paulo.
“Há consenso entre praticamente todas as autoridades médicas sobre o isolamento para salvar vidas”, disse o governador. “Aqueles que incentivam a vida normal, me pressionam para agir contra nossos princípios e contra os princípios da medicina, a eles pergunto: vocês estão preparados para carregar os caixões com as vítimas do coronavírus?”
Deverão seguir fechados comércios como bares, restaurantes, casas noturnas e shopping centers. Entre os locais que continuarão funcionando durante a quarentena estão hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e serviços de delivery.
A coletiva também contou com a presença do infectologista David Uip, que retornou após 14 dias de isolamento por ter contraído o vírus. Uip reassume a coordenação do Centro de Contingência do Coronavírus.
Epicentro da epidemia no país, São Paulo concentra o maior número de casos confirmados e mortes causadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, até sábado haviam sido contabilizadas 275 mortes e 4 620 casos em todo o estado.
fonte: Veja