Confirmação do primeiro caso da doença Covid-19 no Brasil completou 50 dias nesta quinta-feira (16). Isolamento Social demonstra eficiência
A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil completou 50 dias quinta-feira (16). Desde o registro inicial, o país chegou a mais de 30 mil infectados e ultrapassou os 1.952 mortos, de acordo com o Ministério da Saúde. São 14.026 curados até o momento.
A primeira morte por Covid-19 no Brasil aconteceu em 16 de março, em São Paulo. Nas quatro semanas seguintes, todos os estados do país já haviam registrado óbitos.
Assim como o Brasil, outros países viram o número de casos e mortes aumentar nos primeiros 50 dias do surto e tomaram medidas para conter o avanço, em maior ou menor grau:
- Com medidas duras, a China conseguiu estabilizar o surgimento de novos casos depois de 50 dias.
- Com quarentena menos rígida no início da epidemia, a Itália viu o seu número de mortos ultrapassar o da China.
- A Alemanha demorou mais tempo que a Itália para colocar em práticas medidas de distanciamento social, mas a boa preparação do seu sistema de saúde ajudou a garantir uma letalidade mais baixa.
- Com grande densidade populacional, a Coreia do Sul conseguiu fazer um bom controle dos casos nos 50 primeiros dias, mas a doença continua avançando.
- Os EUA demoraram a implementar ações de isolamento e, quando foi feita uma testagem em massa, o país apareceu como o novo epicentro da doença no mundo.
- Quando a Espanha se tornou um dos países mais afetados pela Covid-19, o governo espanhol decidiu decretar emergência e tornar o isolamento obrigatório.
Pesquisadores que acompanham o surto de coronavírus pelo mundo fazem a ressalva de que o índice de casos confirmados nos países depende da política de testes adotada em cada um deles – e também da quantidade de equipamentos à disposição. Além disso, os especialistas reforçam que cada país tem um cenário específico de combate à pandemia e que medidas de contenção têm que levar em conta as especificidades locais.
Fonte: G1