Fonte: Visão Notícias – Foto Capa: Ilustrativa
Homens com macacões e máscaras semelhantes aos usados em guerra biológica, desembarcando com uma paciente entubada e usando respirador artificial. Esta cena ocorreu ontem à noite no aeroporto de Marília e preocupou quem estava no local, já que existem informações de que, devido a grande quantidade de internações nas UTIs da capital, pessoas estariam sendo transferidas para o interior.
Nesta manhã, a assessoria de imprensa do Hospital Beneficente da Unimar confirmou ter recebido uma mulher com o novo coronavírus (Covid-19) e que está internada na UTI. Mas, garante que não se trata do início de eventuais transferências de pacientes da capital paulista.
“Trata-se de uma paciente que veio de Belém, por conta de comodidade da família, que é de Marília. Não veio transferida pelo Estado”, informou a assessoria do HBU em nota enviada ao portal Visão Notícias.
Pelo que o portal apurou a paciente chegou em um jato particular com uma equipe médica, enquanto que uma ambulância (UTI Móvel) já aguardava em solo para fazer a remoção até ao HBU. Todos os envolvidos usavam roupas especiais de proteção já que era um caso confirmado do novo vírus.
Transferências da capital
A ocupação dos leitos de UTI da rede estadual na Grande São Paulo está chegando a 90% e, diante dessa pressão sobre o sistema na região, o governo decidiu enviar os pacientes graves para tratamento no interior a partir deste sábado. A possibilidade de remoção existe porque nas demais regiões do estado, a ocupação dos leitos de terapia intensiva está em 69%.
O destino dos pacientes transferidos será decidido pela central de regulação da Secretaria estadual da Saúde. O sistema busca uma vaga levando o georreferenciamento em conta e encaminha o doente de ambulância. Não há informações se Marília está incluída nessa lista de cidades. Atualmente quatro pessoas estão internadas com o Covid-19.