Olá meus amados tudo bem? Espero que sim!
Hoje vamos falar sobre melasma e para trazer as informações exatas conversei com a médica Dermatologista Dra. Vivian Lopes, sobre dúvidas comuns, a doença e seu tratamento.
O melasma de acordo com a médica pode aparecer por pré-disposição genética, na gravidez, pelo uso do anticoncepcional, exposição solar, entre outros motivos, pode atingir mulheres e homens.
Além do sol, a luz de lâmpadas e telas de eletrônicos e o mormaço também contribuem para a pigmentação do melasma .
A primeira coisa a se fazer quando aparece o melasma na pele é usar um bom protetor solar, dê preferência aqueles com cor. O pigmento do produto irá fazer uma barreira física mecânica contra os “vilões” do melasma citados acima.
Segundo passo: Usar os clareadores o ano todo, alguns ácidos mais fortes durante o inverno e os mais suaves durante o verão.
Mantenha o ano todo o uso de clareadores, porque o melasma vai voltar, principalmente no verão com aumento das temperaturas e exposição ao sol, férias, praia e piscina. Mesmo com todos os cuidados, o melasma pode escurecer.
Proteção: Evite o sol nos horários em que se encontra mais intenso, use bonés, não esqueça de reaplicar o protetor solar.
Para pacientes que já tem o melasma há muitos anos, já tentaram todas as medidas e nada resolveu, pode tentar tratamentos mais agressivos como: Peeling, laser, microagulhamento, mantendo os cuidados adequados em casa o melasma pode até clarear, mas se não cuidar ele volta e muitas vezes até pior.
O tratamento com laser funciona da seguinte forma: A Dra. Vivian trabalha com o laser Etherea, cuja ponteira Acroma é usada para melasma, tatuagem e olheiras, esse laser penetra na pele e quebra o pigmento, facilitando a absorção pelo organismo.
Não é um tratamento de resultado imediato, várias sessões precisam ser feitas e requer paciência para alcançar um bom resultado. Podemos também alternar o tratamento com peeling para ter um resultado mais rápido e intenso.
Lembrando que esse tratamento não é a cura do melasma e sim um clareamento que vai depender também dos seus cuidados em casa. Se não tiver os cuidados adequados durante o tratamento, o melasma pode até piorar.
Melasma não tem cura, mas tem controle.
Dra.Vivian Lopes (14)99896-3061
Ótimo e abençoado final de semana. Beijos.