A ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) tem por finalidade a abordagem em veículos, suspeitos, ocorrências de alta complexidades, apoio as outras unidades, como também a de atuar nos centros comerciais e bancários.
A utilização das motocicletas possibilita o deslocamento nos mais variados tipos de terreno, na transposição de obstáculos, rápidos retornos e adequação às situações emergenciais da profissão policial com alto grau de segurança.
Em um desses patrulhamentos, uma Equipe de ROCAM composta pelo 1º Sargento Silas e pelo Soldado Emanuel diligenciava pela cidade de Tupã, quando visualizou dois indivíduos em atitude suspeita na Rua Antônio Morandi, Vila Abarca e efetuou a abordagem.
Com um dos abordados foi localizado certa quantidade de maconha e no veículo do outro uma espingarda calibre 32.
Diante dos fatos as partes, entorpecente e arma foram apresentadas na Central de Polícia Judiciária de Tupã, onde o Delegado Dr. José Luis Junqueira ratificou a voz de prisão em desfavor do indiciado pela posse de arma de fogo, sendo arbitrada fiança no valor de R$1.050, que foi paga e o autor posto em liberdade.
Já para o outro foi elaborado em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Porte de Entorpecente.
1º Sargento Silas e Soldado Emanuel, da Polícia Militar