Testes serão aplicados somente nos profissionais devido à exposição frequente ao vírus
Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus em todo o país, estados e municípios tomaram várias atitudes para impedir o progresso da doença.
Em Tupã, além das diversas medidas para o enfrentamento do novo vírus e amparar a população, a Prefeitura também se esforça para proteger os profissionais da Saúde.
Além de adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a preservar a saúde dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do hospital, a Administração recentemente adquiriu testes sorológicos, que detectarão a presença do vírus no sistema imunológico dos funcionários.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, a medida serve para evitar que os profissionais passem o vírus da doença adiante caso contraiam de pacientes já confirmados que estejam sob os cuidados das equipes.
“Todo o setor de atenção à saúde desempenha um papel fundamental na identificação e condução dos casos do novo Coronavírus e, para que todo o trabalho das equipes da Saúde continue sendo eficaz em nosso município, estamos tomando todas as medidas possíveis para protege-los, incluindo a aplicação do teste sorológico”, disse.
O titular da Pasta ainda contou que os testes adquiridos pela Prefeitura já estão sendo aplicados sob a coordenação dos funcionários do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que colhem o material para teste e posteriormente, o analisam.
“Começamos a coleta de material biológico dos profissionais de saúde do hospital Santa Casa de Misericórdia, onde uma leva já está sob análise do Laboratório Municipal. O colhimento de amostras para averiguação das equipes será feito de maneira gradual, devido ao grande número de funcionários. Mas, com paciência, todos passaram pelos testes e até lá, a Prefeitura continuará a preservar a vida dos profissionais”, explicou.
Já o responsável pelos testes no município, Edi Carlos Iacida, explicou que o teste sorológico é rápido e denuncia a situação do paciente, apontando se ele já esteve em contato com o vírus ou não, além de ter o resultado mais eficaz em comparação a outros.
O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou que todas as medidas estão sendo tomadas para prevenir a saúde de todos, porém a colaboração da população é essencial no combate ao novo Coronavírus.
“Pedimos que toda a população siga as recomendações do Ministério da Saúde, pois, somente desta maneira, controlaremos o avanço de casos no município. Estamos trabalhando fortemente para que todas as medidas sejam cumpridas e de maneira que todos os serviços prestados à população pelos nossos profissionais da saúde valha a pena. Somente desta forma é que sairemos deste cenário como vitoriosos”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa