Cartão de Identificação do Autista pode ser emitido na Secretaria de Assistência Social
A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lembra a importância da conscientização da garantia dos direitos fundamentais e do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação vai ao encontro do Dia do Orgulho Autista, celebrado na última quinta-feira (18).
O município vem se empenhando em criar mecanismos para manutenção dos direitos de todas as pessoas que possuem o TEA, assegurando as liberdades básicas e fundamentais. Um exemplo disso é a disponibilização da Carteira de Identificação do Autista, documento sem custo, previsto em lei.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Fernandes, para conseguir o Cartão de Identificação é necessário apresentar um relatório médico que confirme o diagnóstico do TEA, um comprovante de residência atualizado e os documentos da pessoa com o espectro e dos responsáveis por ela.
“No momento da solicitação, é preciso apresentar esses documentos originais e uma cópia deles. Este Cartão tem o objetivo de diminuir barreiras e assegurar a dignidade da pessoa com TEA, visto que se trata de um espectro não aparente. Além de ser uma oportunidade de mapear o número de autistas no município e, assim, criar politicas públicas de inclusão”, disse.
Patrícia acrescentou que o Dia do Orgulho Autista foi criado para conscientizar a sociedade sobre o espectro e de combater o preconceito ainda presente no cotidiano.
“Além disso, é uma oportunidade de apoiar as famílias das pessoas com autismo e de lutar pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos”, salientou.
Já o prefeito Caio Aoqui ressaltou o valor de ações de inclusão dos portadores de TEA na sociedade.
“O Dia do Orgulho Autista nos faz refletir sobre a importância de criarmos cada vez mais políticas públicas para a inclusão social das pessoas com TEA. Continuaremos engajados nessa causa e parabenizo a todos que não cessam de lutar”, concluiu.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista refere-se a uma série de condições, que desafiam as habilidades sociais, o portador do transtorno pode apresentar comportamentos repetitivos, fala prejudicada ou comunicação não verbal, bem como pode possuir força e características únicas em diversos graus, de menor ou maior intensidade.
Carteira de Identificação do Autista
Os interessados podem solicitar a emissão do Cartão de Identificação do Autista na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua Paiaquas, 609.
Vale destacar que o documento foi feito com base na lei nº 50/2018, de autoria do vereador Capitão Neves.
O Lincon é portador de TEA, ele é um grande admirador do trabalho da Polícia Militar e recebeu a visita dos seus heróis no dia de seu aniversário
Veja que história emocionante: