O vereador Alexandre Scombatti apresentou na sessão da última segunda-feira indicação na qual solicita à diretoria da Azul Linhas Aéreas a realização de estudos com o objetivo de avaliar a possibilidade de explorar comercialmente o aeroporto de Tupã, com a implantação de uma linha comercial operada com as novas aeronaves Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
Segundo o parlamentar, devido ao seu porte menor, os aviões têm custo de operação mais baixo, o que facilitaria a inclusão de novas rotas no atual programa da empresa.
“Estamos realizando este trabalho desde o ano passado e já contamos com apoio de diversas autoridades, entre eles deputados e prefeitos de várias cidades da região, que compreendem a importância que teria a ligação aérea entre Tupã e grandes centros do país”, argumentou o vereador.
No documento protocolado na Câmara, Scombatti lembrou que existe demanda na microrregião para viabilizar a implantação da linha, com a exploração de aeronaves de menor porte.
O presidente do Aeroclube de Tupã, empresário Delfino Golfeto também apoia o trabalho realizado por Scombatti e vem trabalhando junto ao parlamentar desde o início do processo, quando o governo do Estado incluiu o aeroporto Faria Lima no programa São Paulo Para Todos, que incentiva a criação de linhas aéreas a novos destinos do interior paulista.
“A implantação de uma linha comercial ligando a cidade a outros centros seria muito importante e, sem dúvida, auxiliaria no desenvolvimento da região”, argumentou Golfeto.
Incentivo
Em agosto do ano passado, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) confirmou a inclusão de Tupã no programa “São Paulo Pra Todos”.
Criada pelo governo estadual, a ação oferece subsídios para que companhias aéreas possam expandir suas operações em cidades do interior.
“O governo está empenhado no incremento, desenvolvimento e modernização do sistema aeroviário do Estado, com ênfase nos principais aeroportos regionais, inclusive Tupã”, assegurou o diretor superintendente do Departamento, Antônio Claret de Oliveira, lembrando que as instalações do campo de pouso e decolagem tupãense têm capacidade para receber qualquer aeronave.”.
De acordo com Oliveira, cabe agora às empresas a realização de estudos de demanda nos aeroportos regionais, com o objetivo de participar do chamamento público que vai ser realizado para atribuir as novas linhas aéreas.
Ele explicou que com a política de incentivos na área fiscal, a meta é ampliar a malha aeroviária do Estado, incluindo aeroportos de cidades menores, como é o caso de Tupã.
O programa “São Paulo Pra Todos” foi criado com o objetivo de aumentar o número de voos comerciais regulares em solo paulista. A forma de incentivo às novas rotas foi a da desoneração fiscal, uma vez que a despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo.
Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível para aeronaves, o Governo do Estado pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares, como é o caso de Tupã.
Pelo acordo firmado, o setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o Brasil. Ao todo, as novas frequências englobarão aeroportos de 38 cidades em 21 estados.
“Todo trabalho político já foi realizado, incluindo uma visita ao secretário estadual de Transportes, João Octaviano Machado Neto, que serviu para apresentar as potencialidades de nosso aeroporto e de nosso município. Além disso, contamos com o apoio do deputado estadual Ricardo Madalena, do federal Luiz Carlos Motta e de vários prefeitos da região. Agora, temos que esperar a manifestação da empresa”, concluiu o vereador Alexandre Scombatti.
Vereador Alexandre Scombatti e o presidente do aeroclube, Delfino Golfeto, com o superintendente do Daesp: trabalho quer trazer linha aérea para Tupã