A Prefeitura de Tupã mantém o projeto Curumim, que orienta as novas mamães sobre os cuidados com o bebê pós-parto, incluindo as primeiras vacinas, como a BCG e reforça a importância da aplicação da dose vacinal em crianças de 0 a 4 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável por manter as atividades do projeto em andamento, a vacina BCG previne contra as principais formas graves da tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.
Segundo a Diretora do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, o município é responsável pela aplicação da BCG em inúmeras crianças anualmente e, para isso, as orientações passadas pelo projeto Curumim são essenciais para conscientizar os responsáveis pelos pequenos, para que entendam a importância da dose vacinal logo após o nascimento.
“Toda a Atenção Básica e os outros setores da Saúde destacam a importância da vacinação, já que manter a caderneta de vacina em dia é de extrema seriedade para a preservação da saúde, não só dos bebês, mas de todos. Por isso, mesmo em meio a pandemia do novo Coronavírus, o projeto Curumim permanece orientando e aplicando a vacina BCG nos recém-nascidos”, disse.
Simone ainda ressaltou que além da aplicação da dose vacinal, as equipes capacitadas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) que atuam no projeto, realizam inúmeras outras ações para o bem-estar dos bebês, pais ou responsáveis.
“A equipes são responsáveis por orientar os responsáveis pelas crianças e acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. É interessante ressaltar que, mesmo em meio a pandemia, as visitas aos domicílios das puérperas e na maternidade permanecem, mas seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, visando preservar a saúde de todos os presentes e evitar que o novo vírus se propague”, contou.
Já o secretário da Pasta responsável, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou a importância de toda a população receber as doses vacinais. “É importante ressaltar que todas as vacinas são essenciais e eficazes em afastar de vez as doenças que já tinham sido eliminadas no país”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa