Testagem em massa realizada pela prefeitura contribuiu na avaliação da situação.
Com o objetivo de evitar novos surtos de coronavírus na cidade, a exemplo do que aconteceu no asilo Casa Emanuel há duas semanas, a Prefeitura de Tupã está intensificando a realização de testagem em massa em entidades de acolhimento.
A ação da Prefeitura ajudou a evitar a propagação da doença na Casa da Criança, hospital especializado no atendimento a crianças com necessidades especiais. Após realizar exames nos 197 funcionários do hospital, todos com resultado negativo, a prefeitura realizou nova testagem em massa, desta vez nos pacientes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 234 pacientes foram testados, sendo confirmados 3 casos da doença. Dois dos pacientes foram diagnosticados como IGG Positivo, ou seja, já haviam passado do período de transmissão, possuem anticorpos e não transmitem a doença e são considerados recuperados. O outro paciente, que testou IGM Positivo, foi levado para uma ala de isolamento, se recuperou e passa bem, recebendo, inclusive, alta para retonar à ala de origem.
Graças à testagem em massa, dos 431 exames realizados em funcionários e pacientes da Casa da Criança, foram diagnosticados apenas 3 casos positivos. A constatação dos casos positivos pela prefeitura permitiu que a direção do hospital adotasse rapidamente todas as medidas necessárias para a contenção da doença, incluindo a sanitização das instalações, o que evitou a contaminação de novos pacientes.
Além disso, equipes da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica foram até a Casa da Criança para orientar sobre as condutas de isolamento e desinfecção, que estão sendo devidamente adotadas pela instituição para garantir a segurança sanitária dos pacientes.
O prefeito Caio Aoqui parabenizou o empenho da direção da Casa da Criança, que trabalhando em conjunto com a prefeitura evitou a propagação da doença e defendeu novamente a importância da realização da testagem em massa para evitar novos surtos na cidade.
“Acreditamos que a testagem em massa é fundamental para monitorar a propagação do vírus na cidade, principalmente em locais de acolhimento, que são mais suscetíveis à contaminação do coronavírus. Por isso realizamos a testagem em massa, inicialmente nos funcionários da Casa da Criança e em seguida nos seus pacientes. Graças a essa ação conseguimos detectar os 3 casos positivos e tivemos condições de adotar com mais agilidade as ações mais eficientes para conter o avanço da doença”.
O chefe do Executivo informou ainda que a prefeitura deverá realizar novas testagens em massas sempre que houver necessidade e ressaltou que além de evitar o aumento de pessoas contaminadas, a testagem em massa também contribuiu para evitar casos de óbitos no hospital.
“Graças a esse trabalho realizado em conjunto com a direção da Casa da Criança conseguimos não só isolar a doença, mas também garantir que os pacientes pudessem receber o tratamento adequado de forma mais rápida, evitando o agravamento do quadro clínico. Felizmente, dos 3 casos confirmados, 2 já estão fora do período de transmissão e o outro se recuperou, recebendo alta do isolamento”, afirmou Caio.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto de Capa: Revista Bom Dia Tupã (ACESSE AQUI)