Em tempos de pandemia, não está sendo possível viajar, mas se pode pesquisar, planejar e viajar, mesmo que por um texto ou por vídeos. Entre esses lugares, que tal conhecer melhor um destino fantástico da Croácia? A cidade de Dubrovnik!
O que leva muitos turistas à Dubrovnik são os pontos turísticos onde foram gravadas cenas do famoso seriado da HBO, Game of Thrones, encerrado em 2019. O lugar foi cenário de vários episódios de King’s Landing, o reino mais desejado por todos.
Depois de a série divulgar seus locais de gravações na Croácia, a cidade ganhou maior visibilidade e recebeu milhões de visitantes.
Mas para aqueles que não são fãs da série ou nunca ouviram falar, podem ir até Dubrovnik para apreciar as belas paisagens, as praias paradisíacas e aprender com a rica história croata.
A Croácia possui mais de mil ilhas, ou seja, se o roteiro puder ser estendido, é possível conhecer muitas belíssimas praias.
Um pouco de história
Dubrovnik foi fundada no século VII (7). Porém, em 1667, houve um terremoto que destruiu toda a cidade. O que os turistas encontram atualmente é fruto de uma reconstrução do local com uma arquitetura no estilo barroco.
Conhecendo Dubrovnik
A maior parte do turismo na cidade pode ser feito à pé. Então, vamos aos pontos que nenhum viajante pode deixar de visitar:
-Fortaleza Bokar: É um dos fortes das muralhas, ponto de observação, que tinha como finalidade defender a cidade de ataques.*Cenário de Game of Thrones
-Pile Gate: É o portão que dá acesso ao Centro Histórico.
-Old Town: É o Centro Histórico da cidade, que por sinal é muito bem conservado. As ruas são encantadoras cheias de lojas, construções antigas e restaurantes. O Centro é todo cercado pela muralha que, antigamente, protegiam a cidade.
-Stradun: Rua principal do Centro Histórico e fechada para veículos. Assim, os turistas podem caminhar tranquilamente.
-Muralhas de Dubrovnik: Dizem que são as mais bonitas da Europa. Elas foram construídas entre o século XII (12) e XVII (17) e serviam para proteger a cidade. A função foi atingida com sucesso, pois Dubrovnik nunca foi conquistada. A visita custa 200 kunas.
-Fonte Grande de Onófrio: Construída no século XV (15) como parte do sistema de abastecimento da cidade. Consiste em uma fonte circular rodeada por uma série de torneiras.
-Rector’s Palace: Era onde o governador morava, aquele que tinha a chave e controlava a abertura e o fechamento dos portões da cidade. Nos dias de hoje, o lugar abriga o Museu Histórico e Cultural com objetos e informações que contam a história de Dubrovnik.Custo da entrada: 100 kunas. *Cenário de Game of Thrones
-Bell Tower (Torre do Sino): Erguida em 1444 possui 31 metros de altura.
-Saint Ignatius Church (Igreja de Santo Inácio de Loyola): A Igreja Jesuítas tem uma linda arquitetura barroca. Ao lado dela, tem uma escadaria que também foi *Cenário de Game of Thrones.
-Saint Blaise Church (Catedral de Dubrovnik, Igreja do São Brás): A catedral é do século XVIII (18) e também possui uma arquitetura barroca. Ela é gratuita.
-Teleférico de Dubrovnik: Além de ter uma vista de Dubrovnik, do local também é possível ver a Bósnia e Montenegro. O custo da subida e da descida é de 170 kunas.
Praias
-Banje Beach: localizada ao lado do Centro Histórico, é bastante frequentada em um espaço curto de areia.
-Sveti Jakov Beach: Um pouco mais afastada do Centro e mais calma. Se tiver fôlego e gostar de caminhar dá para ir a pé. Ela é maior e possui estrutura com cadeiras (pagas) e restaurante.
Dicas de restaurantes
O Konoba Lokanda Peskarija é localizado bem próximo ao Centro Histórico. Os pratos em sua maioria são frutos do mar com valores variando entre 40 a 330 kunas. A vista do local é ótima!
No Buza Bar, os turistas vão encontrar cervejas com uma média de preços de 44 kunas. O lugar é ótimo para assistir o espetáculo do pôr do sol. Vale à pena ir mais cedo, pois o bar está sempre cheio.
Como chegar à Dubrovnik
Partindo de Split (outra cidade Croata), é possível ir de ônibus pela companhia Croatia Bus. As passagens custam em torno de $ 21,50 euros (em 2019) e podem ser compradas pessoalmente na rodoviária ou pelo aplicativo de celular (sites) GetByBus, Rome2rio ou Omio. A viagem dura aproximadamente 7 horas. O trajeto passa por território da Bósnia, por isso, há um controle de imigração feito pela Polícia local.
Confira também o vídeo com imagens belíssimas de Dubrovnik: