Olá querido leitor do Tupãense! Tudo bem com você?
Hoje vamos falar sobre o bullying, mais um assunto muito IMPORTANTE!
O que é o bullying?
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, físicas ou verbais, de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas contra uma pessoa ou mais.
Por que o autor pratica bullying?
Muitas vezes o autor quer ser mais popular, sentir-se poderoso e ganhar uma boa imagem de si. Por isso o autor atinge o colega muitas vezes com humilhações.
O autor sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
Onde ocorre o bullying?
O bullying costuma ocorrer em lugares de maior sociabilidade como faculdades, local de trabalho e bairros residenciais, e principalmente em escolas.
Quais as consequências para o aluno que é alvo do bullying?
A maioria dos alunos que sofrem bullying enfrentam medo e vergonha de ir à escola.
Podem querer abandonar os estudos ou se mudar de escola.
Quem é o alvo do bullying?
O alvo geralmente é uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. Muitas vezes por isso é difícil o jovem que sofre bullying começar a reagir, mas se o aluno pedir ajuda, a tendência é que a provocação cesse.
Os tipos de bullying
1 – Físico:
Inclui beliscões, socos, chutes, empurrões e afins. Aproximadamente 3% dos mais jovens pelo mundo passam por ele.
2 – Verbal:
É o mais comum: relatado por 13% dos estudantes. É composto de apelidos, xingamentos e provocações.
3 – Escrito:
Quando bilhetes, cartas, pichações, cartazes, faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas.
4 – Material:
Ter seus pertences danificados, furtados ou atirados contra si faz parte da rotina de cerca de 5% das vítimas.
5 – Cyberbullying
A agressão se dá por meios digitais, como e-mail, fotos, vídeos e posts e, em pouco tempo, alcança muita gente. Devido à sua rápida disseminação, hoje a ofensa on-line chega a ser mais impactante nos círculos escolares.
6 – Social
Criar rumores, ignorar, fazer pouco caso, excluir ou incentivar a exclusão com objetivo de humilhar estão entre as artimanhas.
7 – Moral
A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar imitando ou usando trejeitos próprios do alvo como armas.
8 – Psicológico
Todos os tipos têm um componente que afeta a saúde mental, mas aqui se destaca a pressão na psique induzida por diversos meios.
Quem assiste o bullying pode ser considerado um “autor”?
Sim. O silêncio ou as risadas dos que estão em volta reforçam, ainda que sem intenção, ataques físicos ou verbais. Muitas vezes, essa conduta é fruto do medo de se tornar o próximo alvo.
O clima de insegurança também é prejudicial para quem está na plateia. Por outro lado, seu suporte ajuda a frustrar o bullying e coibir ações semelhantes. Afinal, quando as pessoas ao redor deixam de apoiar o bullying, o autor tende a ficar sozinho e parar de constranger os alvos.
Como combater o bullying?
Respeitar as diferenças:
Em casa e no colégio, crianças precisam aprender desde cedo que o preconceito só traz prejuízos a si e ao grupo. E devem ser estimuladas a enxergar as necessidades ou o sofrimento do outro, com o intuito de impedir ou frear atos ofensivos.
Intervir no ato do bullying:
Interferir no momento exato e apontar o que há de errado ajuda a evitar que o problema ganhe terreno, fuja do controle e fique posteriormente ainda mais grave. Sem contar que serve de exemplo para que outras crianças não cometam ou repitam comportamentos indesejáveis.
Fingir que não tem problema:
Está aí um dos maiores erros quando o assunto é bullying. Muitos adultos encaram a questão como algo menor, passageiro ou simplesmente como parte da formação escolar.
Não dá para menosprezar as ofensas e suas consequências. O comportamento agressivo gera traumas, alguns deles difíceis de superar.
Fontes usadas para o desenvolvimento da matéria: https://saude.abri HYPERLINK “https://saude.abril.com.br/”l HYPERLINK “https://saude.abril.com.br/”.com.br/ http://asppe.org/ https://escoladainteligencia.com.br
Você que leu essa matéria, muito obrigado!
Mais informações exclusivas sobre essa e outras matérias estão na nossa página oficial do Facebook – facebook.com/AlgoA+
Acompanhe também as minhas redes sociais!
Instagram:
@gustavoguimaraes_oficial
Facebook:
Gustavo Guimaraes
Sempre tem muitas novidades por lá, e uma programação de lives exclusivas!
Espero vocês na quinta-feira, para mais uma matéria, se Deus quiser!
Use máscara!
Ótima semana!