Um asteroide vai passar quase raspando pela Terra nesta quinta-feira (24). O objeto, chamado de 2020 SW, deve passear pelo nosso céu a uma distância de apenas 27 mil quilômetros de nós. Isso é mais perto que a distância daqui para a Lua (384 mil km) e que satélites meteorológicos e de TV, que orbitam a quase 36 mil km do planeta.
A expectativa é que a rocha passe pelo nosso planeta às 8h18 da quinta, no horário de Brasília, a uma velocidade de 27.720 km/h. Mas não há motivos para pânico: segundo astrônomos, ele não tem risco de colisão com o nosso planeta. Ele vai ficar mais brilhante quando se aproximar da Terra, mas não será visível a olho nu.
Os cientistas ainda não descobriram o tamanho exato do asteroide, mas ele não é tão grande. Provavelmente mede entre 4,4 metros e 9,9 metros de comprimento, de acordo com o Cneos (Centro de Estudos para Objetos Próximos da Terra), da Nasa.
O 2020 SW foi descoberto na semana passada pelo Mount Lemmon Survey, um observatório astronômico que fica no Arizona (EUA). Mas não é raro encontrar asteroides desconhecidos vagando. Para se ter uma ideia, só em setembro, o Minor Planet Center —um grupo financiado pela Nasa que monitora planetas menores, cometas e satélites naturais— descobriu 244 objetos próximos à Terra.
A proximidade com a Terra vai mudar o curso da história do 2020 SW. Por ser pequeno, é esperado que a gravidade da Terra modifique a sua trajetória. Depois da passagem desta quinta, a gente só vai ver a cara do asteroide em junho de 2029, de acordo com cálculos da Nasa.
Quer ver o nosso visitante ilustre passando sobre as nossas cabeças? O site The Virtual Telescope vai fazer uma live no YouTube. A transmissão terá início às 18h55 de quarta-feira (23).
Fonte: Tilt – UOL