Os municípios paulistas que já se encontram há pelo menos 28 dias na fase “amarela” do Plano São Paulo já podem retomar as aulas presenciais, gradualmente, desde o dia 8 de setembro, de acordo com o projeto proposto pelo governo estadual. É importante ressaltar que Tupã entrou nesta fase dia 4, e está quase completando o período.
No âmbito municipal, o Secretário Municipal de Educação, Valdir Berti explicou que a secretaria realizou levantamento junto aos pais e responsáveis dos alunos para conhecer a opinião dos mesmos em relação ao retorno gradual das aulas presenciais. Para o retorno a partir do mês de setembro, apenas 10% dos pais foram favoráveis; no mês de outubro, de 13% a 15%; e no mês de novembro, de 45% a 55% e, somente, se houver vacina (contra o novo coronavírus (Covid-19), disse.
O secretário explicou que a pesquisa foi encaminhada para o Conselho Municipal de Educação, que registrou o resultado desse levantamento em ata.
“Ouvimos os pais e responsáveis, fizemos reuniões com o conselho e decidimos que não voltaremos com as aulas”, afirmou. “No mês de novembro, teremos outra reunião para analisar como estará o novo cenário”.