Nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes comunitários do PSF do Setor B, realizou a conscientização dos moradores do Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar – “Cohab Nem” a respeito dos cuidados com escorpiões e dos móveis e materiais inservíveis que podem se tornar abrigo destes animais.
No dia 23, foi realizado um mutirão para o recolhimento destes descartes, no qual foram retirados 35 caminhões pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras e Trânsito.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o período compreendido de agosto a abril é considerado crítico para a ocorrência de acidentes com escorpiões, pois é quando aumentam as temperaturas e a incidência de chuvas; fazendo com que estes animais saiam de seus esconderijos. Assim, esta força-tarefa previne o aparecimento destes aracnídeos e novos acidentes.
A ação contou com a participação de cerca de 20 servidores, oportunizando a população de realizar o descarte destes materiais de forma correta. O recolhimento destes objetos é realizado semanalmente às quartas-feiras, mediante agendamento prévio, que pode ser feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3496-3346.
O Centro de Controle de Zoonoses salienta para a população não usar veneno na tentativa de combater estes animais, uma vez que tal prática faz com que eles saiam de seus abrigos e facilite a ocorrência de acidentes.