Chegou a hora de conhecer a Cidade Branca, ou melhor, Belgrado, a Capital da Sérvia. Além ter sido a capital da antiga Iugoslávia, o que mais você sabe a respeito deste destino? Vamos descobrir mais sobre ele!
Belgrado respira história, arte, culinária e vida noturna. O país é relativamente barato, sendo possível gastar entre €30 e €40 por dia com tudo incluso. Sua moeda é o Dinar. Assim como outras cidades do Leste Europeu, é bem seguro viajar por Belgrado.
Pelas ruas principais, os turistas irão encontrar vários artistas cantando e expressando sua arte. O passeio se torna mais agradável com uma boa música.
O museu Museu Narodni, localizado no centro da cidade, é o maior e mais velho museu sérvio que existe. Nele é possível ver coleções de relíquias que foram juntadas desde sua abertura, em 1844. Também é possível ver detalhes sobre a antiga Iugoslávia e aprender um pouco mais sobre história.
O St. Sava Temple é o maior templo da igreja Ortodoxa do mundo. Ele está localizado em Belgrado e passa por uma reforma interminável, que vem durando anos e anos. Dizem que os materiais usados para a construção da igreja custaram uma verdadeira fortuna. Investimento esse que resultou nesse espaço fantástico e impressionante. O templo leva o nome do São Sava, o fundador da Igreja Ortodoxa na Sérvia e importante figura da época medieval nos Balcãs. A ideia inicial de construção da igreja foi em 1595, às mãos dos turcos/otomanos, de religião muçulmana, que então dominavam esta zona da Europa.
Outros pontos turísticos que podem ser visitados pelos turistas são:
-Teatro Nacional
-Rua principal Knez Mihailova
-Kalemegdan (Fortaleza e parque)
-Belgrade Fortress (passeio gratuito)
-Pionirski Park
-St. Mark’s Church
-National Assembly
A rua Skadarlija é bem frequentada à noite, pois é onde está concentrado o maior número de bares e restaurantes. Um deles é o Zlatni Bokal, local com ambiente agradável, boa comida e com música típica ao vivo. A cerveja Staropramen draft custa 230 dinar e o prato Mixed meat 990 dinar.
Outro restaurante bom é Restoran Prolece, que pode ser frequentado durante um dia ensolarado. Ele fica próximo à rua principal da cidade. Lá o viajante encontra pratos leve com a salada Sopska Salata de 295 dinar e uma boa cerveja local Jelen Pivo de 199 dinar.
Belgrado é dividido em duas partes, o lado novo e o antigo, onde fica a maior parte dos pontos turísticos. Quem faz essa divisão entre os lados é o rio Sava e o rio Danúbio.