Que tal reviver o passado e relembrar momentos históricos por meio de um transporte? É o que oferece a cidade de Paraguaçu Paulista com o tradicional passeio de maria-fumaça, que atualmente está em teste para uma possível reabertura definitiva no dia 5 de dezembro deste ano. A atração turística encontra-se fechada por conta da pandemia, mas deve retomar suas atividades respeitando todas as medidas de segurança com distanciamento social e higiene devido ao COVID-19.
O passeio de trem Moita Bonita, realizado pela maria-fumaça “Dona Lina”, percorre 24 km, partindo de Paraguaçu Paulista com destino final em Sapezal. Ele atrai diversos turistas de todo o Estado, que fazem uma viagem no tempo cheia de cultura e história, já que foi a linha férrea que trouxe o progresso para o interior paulista, momento em que foram fundadas muitas cidades.
De acordo com o departamento de Turismo do município, ainda não há uma estimativa do valor que será cobrado pelo passeio. Antes, ele custava R$ 25,00, entretanto, o preço atual ainda está sendo analisado.
A capacidade do transporte é de 96 passageiros, divididos em dois carros, mas provavelmente essa quantidade será reduzida devido à pandemia.
História
O trem turístico e cultural “Moita Bonita” é uma locomotiva a vapor de fabricação britânica, produzida em Bristol (Inglaterra) no ano de 1879. Ele é o segundo mais antigo em operação de trens turísticos no Brasil.
A maria-fumaça fez parte da construção da estrada de ferro Sorocabana entre as cidades de Assis e Presidente Epitácio pela empresa do comendador José Giorge. Após sua desativação, foi utilizada como transporte do café e algodão da antiga Fazenda Santa Lina, onde foi preservada por muitos anos pelo comendador e sua família.
Por que “Dona Lina”?
No ano de 1998, a Sra. Lina Giorge Leuzzi fez a doação da locomotiva a Paraguaçu. Ficou por um tempo exposta na praça da Fonte Luminosa e depois foi transferida para um abrigo da antiga estação ferroviária. Em 2005, foi completamente restaurada e deu início às atividades de implantação do Projeto Estação Paraguaçu.