Operação Eleições 2020 se inicia nesta sexta-feira e vai até o final das apurações
A Polícia Militar de Tupã atuará nos 11 municípios que abrangem a 2ª Cia de Tupã para garantir a democracia e a segurança durante todo o período eleitoral. A Operação Eleições 2020 se inicia às 6h da manhã desta sexta-feira (13).
Uma operação muito importante que requer um planejamento muito elaborado e vai utilizar 100% do efetivo, antes, durante e após a eleição, que ocorre no dia 15 de novembro.
“Não temos histórico de manifestações e confrontos em nossa região, mas essas preocupações fazem parte do planejamento”, destaca o Capitão André Vander, já agradecendo o empenho da tropa que estará mobilizada até o final das apurações.
O Capitão ressalta também a responsabilidade pela escolta e guarda das urnas de 5 cartórios eleitorais da região, em conjunto com a Justiça Eleitoral.
É importante informar que o Policiamento ordinário não para, as viaturas que atendem o 190 estarão no patrulhamento de rotina, e fora isso, o efetivo vai trabalhar de maneira extraordinária focado nas eleições.
Inovação
Este ano em vez de empregar os Policiais na escola, que são 48 pontos eleitorais ao todo, o Policial estará embarcado na viatura, onde ele tem a tecnologia a seu favor, um equipamento mais moderno, terminal de dados, comunicação via rádio, além do conforto e uma mobilidade maior, segundo as palavras do comandante.
A operação conta com apoio total de todas as motocicletas da Rocam, das Equipes de Força Tática e este ano também o emprego do drone, operado pelo Tenente Butarelli e o Sargento Tenório, especialistas no assunto.
O Drone estará responsável pela prevenção e fiscalização de condutas ilícitas nas proximidades dos locais de votação, como boca de urna e panfletagem. O equipamento será empregado para coibir e identificar essas atitudes.
Uma vez identificadas, essas pessoas serão reportadas para o Juiz Eleitoral que tomará as devidas providências legais.
Prisão durante as Eleições
A legislação do Código Eleitoral impede que eleitores e candidatos sejam presos durante o período, porém existem exceções:
- flagrante delito;
- sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e
- desrespeito a salvo-conduto.