O curso de Educação Física (bacharelado) das Faculdades FACCAT promoveu a 2ª Gincana de Anatomia nos dias 29 e 30 de outubro. Por causa da pandemia do coronavírus, o evento ocorreu de forma virtual.
Dia 29
O evento teve a participação do professor doutor Alexandre Lins Werneck, membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Além disso, a gincana teve as seguintes atividades: Storie Anatômico, Museu Anatômico e Concurso de Desenho.
Segundo o professor idealizador e mediador da Gincana de Anatomia, João R. Cordioli Junior, na atividade Storie Anatômico, cada grupo recebeu um tema proposto pelo professor para ser explicado a um storie. Cada Storie deveria ter 15 segundos.
“Todos integrantes do grupo participaram. Os vídeos foram enviados com antecedência para serem exibidos durante a gincana”, explicou.
Já no Concurso de Desenho, cada grupo deveria criar ou reproduzir um desenho, que envolva anatomia para ser apresentado no dia da gincana.
No Museu Anatômico, segundo o explicou o professor, a missão de cada grupo foi pesquisar fotos encontradas na internet de grandes autores e protagonistas da anatomia, e também imagens antigas referente a anatomia.
Dia 30
Já o Quis Anatômico ocorreu no dia 30. O objetivo de cada grupo era acertar o máximo de perguntas sobre o tema anatomia osteomuscular.
A competição ocorreu pelo Google Meet, todos jogam, para responder bastava escrever a resposta no Chat.
Finalizando a gincana, a atividade Mostre Seu Talento (Paródia) fez com que cada grupo gravasse um vídeo cantando uma paródia que fizesse referência ao tema Anatomia.
Objetivos
A 2ª Gincana de Anatomia teve por objetivo promover maior flexibilidade de aprendizagem de anatomia aos acadêmicos do curso de Educação Física mesmo à distância; promover o entretenimento mediante as atividades recreativas de forma online; e despertar o sentimento de apoio e proatividade no ambiente virtual; integração entre o II, IV e VI termo de Educação Física.
“O evento enfatizou os valores como a importância do trabalho em equipe, bem como da contribuição individual para o grupo, a cooperação, o respeito mútuo, a humildade e a promoção de equidade para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina”, explicou o professor Cordioli.
A 2ª Gincana de Anatomia teve como mediador o professor Eduardo Suyama e o apoio dos alunos Bruno Henrique dos Santos (VI termo), Maria Fernanda Moreno (IV termo) e Hellen Alves da Luz (II Termo).