Tupã pertence a DRS IX – Marília, e está atualmente na Fase Amarela
A Prefeitura de Tupã reforçou para empresários do setor de eventos do município as orientações de segurança previstas no Plano São Paulo, para evitar que a contaminação pelo coronavírus continue a crescer.
Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Assuntos Jurídicos realizaram uma reunião na tarde de ontem (25) para conscientizar novamente o setor, e população em geral, da necessidade de cumprir as regras da Fase 4 do Plano.
“Alguns estabelecimentos de consumo local, e prestadores de atividades culturais e eventos não estavam respeitando a ocupação máxima permitida, o horário de funcionamento até às 23h e a adoção dos protocolos gerais. Com o cumprimento dessas medidas, a tendência é de melhora na situação da pandemia em Tupã, evitando a imposição de medidas mais restritivas”, explicou o secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ.
A Prefeitura de Tupã está preocupada com o aumento dos casos no município e o intuito da ação de orientação é minimizar a probabilidade de contágio.
Sendo assim, irá reforçar as fiscalizações tanto por parte das equipes da Vigilância Sanitária, quanto em parceria com a Polícia Militar.
De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Maqui, a população não tem respeitado regras primordiais para conter a proliferação do coronavírus.
“As pessoas não usam máscara como no início da pandemia, e a faixa etária de contaminados está entre 15 e 90 anos, ou seja, todos estão se contaminando por não haver mais cuidado”, enfatizou.
Dr. Miguel afirmou ainda o receio de sobrecarregar o sistema de saúde, ou de haver mais pacientes na UTI.
“A maioria dos pacientes usa máscara de oxigênio ou ventiladores, e respondem bem a esse suporte. Queremos evitar que mais pessoas estejam em estado grave”, afirmou o médico.
Todas as regras do Plano São Paulo estão vigorando deste setembro. Entre as normas previstas está o uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos; distanciamento mínimo de 1,5m; deixar os ambientes ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talhares e celulares; e a higienização dos espaços.
Cabe ao Governo do Estado de São Paulo rever a classificação das regiões de acordo com a da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19, a quantidade de internações dentro do período de 14 dias e o número de óbitos.