Proprietários são taxados pelo serviço, outras equipes limpam locais públicos
Para garantir que a cidade esteja sempre limpa, a Prefeitura de Tupã terceiriza os mutirões de roçada nos terrenos particulares do município. Fiscais municipais fotografam os locais que necessitam de manutenção, com mato atingindo 40 centímetros de altura, e funcionários efetuam a limpeza.
“Nós monitoramos o endereço num intervalo de três meses, se o dono não tiver tomado providências, tiramos fotos para que o proprietário saiba que havia necessidade desse trabalho”, explicou o responsável pelos serviços, José Rodrigues – Zé Vinagre.
Após as adequações serem realizadas, uma taxa é cobrada daquele munícipe.
Esta ação está pautada pela lei municipal nº 703/1960, que prevê a obrigatoriedade dos proprietários de terrenos não edificados na área urbana de Tupã de fazerem limpeza nas áreas a cada trimestre. O não cumprimento implica na execução do serviço pela Prefeitura Municipal, que cobrará as despesas, acrescidas de 20% de multa.
ROÇADAS EM PRAÇAS
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantém ainda duas equipes trabalhando em sistema de rodízio na manutenção da limpeza das praças. As roçadas acontecem nos canteiros centrais, trevos e terrenos.
“São cerca de 72 praças, rasteladas e com o material recolhido constantemente pelo nosso pessoal”, comentou Zé Vinagre.
O trabalho contínuo engloba também a coleta de móveis inservíveis, realizada semanalmente.
Com esse trabalho a Prefeitura de Tupã evita que 70 toneladas de objetos, como sofás e guarda-roupas, poluam as ruas do município.
Esse esforço pode ser comprovado pelo título concedido à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de “Cidade referência em limpeza”.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu em maio de 2020 uma nota parabenizando o município pelas ações em prol da qualidade de vida em Tupã.