Todos dos pontos já finalizados nesta primeira etapa da obra não apontaram risco de enchentes ou deteriorações
Como divulgado recentemente pela Prefeitura, as obras de macrodrenagem já estão alcançando a finalização de sua primeira etapa e, com isso, os resultados do amplo trabalho das equipes já mostram repercussões efetivas. Nas recentes chuvas que atingiram o município, a Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Trânsito não registrou nenhum ponto da obra que tenha sofrido com as pancadas de chuva.
Ainda de acordo com informações da Pasta responsável, a baixada da rua Caingangs, as proximidades da rua Lélio Piza e partes das ruas da Vila Marajoara, que eram os pontos mais críticos e que apresentavam constantes alagamentos com as chuvas mais fortes, agora já apresentam melhoras no sistema de drenagem pluvial.
O titular da Pasta, Valentim César Bigeschi, ressaltou que os serviços de microdrenagem, como redes de bocas de lobo que se interligam aos ramais de escoamento da macrodrenagem, já foram realizados e por isso os resultados já se mostram promissores.
“O sistema de drenagem pluvial tem capacidade para escoamento de toda a água das chuvas mais intensas. No entanto, o sistema poderá sofrer caso haja acúmulo de lixos e materiais jogados em locais indevidos, podendo parar na bocas de lobo e haver obstrução das mesmas”, explicou.
Bigeschi ainda apontou que com a aproximação da estação do verão, as chuvas serão mais constantes, e as equipes responsáveis estarão em alerta, monitorando e dando manutenção no sistema de drenagem. “Só nos primeiros dias de dezembro, choveu no município 95 mm e logo, com a chegada do verão, as chuvas podem se intensificar. Por isso, é importante que as pessoas se conscientizem sobre o descarte de lixo, para que os materiais inservíveis e sacolas plásticas com ou sem conteúdo, não parem nas bocas de lobo”, disse.
O Prefeito Caio Aoqui reforçou o pedido a população para que se policiem com relação ao descarte de lixos e materiais inservíveis. “A Prefeitura busca realizar trabalhos que possam trazer melhores condições de vida para toda a população da cidade. No entanto, todos os trabalhos precisam do apoio da população, para que as obras permaneçam sendo eficientes para todos”, enfatizou.