Cidadãos que utilizam o serviço público e particular devem preencher o cadastro
Moradores de Tupã devem atualizar ou realizar o cadastro no e-SUS até o dia 31 deste mês. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. As informações enviadas por municípios de todo país irão compor o sistema integrado do Ministério da Saúde para cálculo dos repasses de verbas para os serviços de Atenção Primária.
O cadastramento será usado para que o Governo Federal dimensione a quantidade de pessoas que necessitam dos serviços públicos de saúde.
“A simples ação de se cadastrar pode trazer mais recursos para Tupã”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.
Para que a atualização das informações no banco de dados ocorra de maneira segura, e evitando aglomerações, a Prefeitura disponibilizou um formulário no site oficial do órgão: www.tupa.sp.gov.br. O munícipe pode cadastrar a si mesmo, e todos aqueles que residem com ele, pelo site ou na unidade de saúde mais próxima.
Os agentes comunitários de saúde também fazem o lançamento das informações no e-SUS durante visitas domiciliares nos bairros em que atuam.
“Pedimos a quem não se cadastrou, seja ele usuário do SUS ou paciente de clínicas particulares, que procure uma unidade de saúde o mais rápido possível, ou acesse o site da prefeitura”, ressaltou Simone.
A atenção primária compõe uma série de serviços oferecidos gratuitamente à população, desde a realização de exames, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, ao transporte de pacientes.