Cidades devem seguir as regras da segunda fase mais restritiva do Plano São Paulo, depois de passarem meses seguindo a flexibilização da fase amarela.
O Governo do Estado regrediu a região de Marília (SP) para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (8).
Confira os números da pandemia nas regiões
O DRS de Marília estava na fase amarela do Plano São Paulo desde o começo de setembro. A região tinha avançado para essa fase junto com Bauru no início de agosto, mas foi rebaixada novamente 15 dias depois.
A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Shoppings, galerias, comércio e serviços podem funcionar desde que respeitando os seguintes critérios que também tiveram mudanças anunciadas na coletiva.
- Ocupação máxima limitada anteriormente a 20% agora passou para 40% da capacidade do local;
- Horário reduzido: de quatro horas seguidas em todos os dias da semana ou seis horas seguidas em quatro dias da semana, passou para 8 horas diárias.
- No caso dos bares, o atendimento presencial está proibido.
- Parques estaduais estão liberados.
- Todos os estabelecimentos podem funcionar até às 20h.
O Departamento Regional de Saúde de Bauru se manteve na fase amarela. Está em vigor na cidade um decreto que estendeu a quarentena até o dia 17 de janeiro, mantendo as restrições previstas na fase 3 (amarela).
Outras duas, Quatá e João Ramalho, pertencem ao DRS de Presidente Prudente, que havia sido rebaixada para fase vermelha, e agora subiu para fase laranja.
Fonte: G1.