As aldeias indígenas do centro-oeste paulista receberam doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (29). Em Arco-Íris, a expectativa é imunizar 170 moradores da reserva já no primeiro dia de campanha.
A Aldeia Vanuíre tem 253 moradores, portanto, o primeiro lote não é suficiente para imunizar todos os indígenas. Segundo o prefeito da cidade, Aldo Mansano, menores de 18 anos, grávidas, lactantes e quem já teve coronavírus nas últimas quatro semanas não serão vacinados na primeira etapa.
Doses da vacina contra a Covid chegam na Aldeia Vanuíre em Arco-Íris — Foto: TV TEM/Reprodução
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Arco-Íris registrou 44 casos de coronavírus e quatro mortes pela doença desde o início da pandemia. Três dos óbitos foram registrados na Aldeia Vanuíre.
“Essa vacina veio a calhar porque nós temos 253 indígenas. Para nós é muito gratificante porque estamos vacinando aproximadamente 70% da aldeia. Ficamos muito tristes quando perdemos três indígenas e mais uma idosa na nossa cidade”, afirma o prefeito.
Indígena de Arco-Íris recebe dose da vacina contra a Covid — Foto: TV TEM/Reprodução
Depois da morte da primeira indígena na aldeia, os caciques decidiram fechar a comunidade, mantendo as 80 famílias em isolamento. Desde o início da pandemia, no entanto, a reserva já estava fechada para visitação.
Além das doses da CoronaVac destinadas aos indígenas, Arco-Íris, que tem 1.773 habitantes, recebeu mais 57 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 30 da vacina de Oxford e 27 da CoronaVac.
Segundo a prefeitura, com elas, todos os 43 profissionais de saúde da rede municipal foram vacinados e o restante será utilizado para imunizar idosos acamados.
Fonte: G1