Endemias intensifica ações de combate à dengue no distrito
O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria de Saúde de Tupã intensificou os trabalhos de controle e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti no distrito de Parnaso. O combate à dengue começou em dezembro, e seguirá com ações de nebulização.
Oito casos já foram confirmados na região no mês de janeiro. Segundo o Diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, como forma de ação preventiva, 260 imóveis receberam visita e vistoria dos agentes de controle de endemias, em 10 foram encontrados 21 focos de Aedes, caracterizando índice de infestação de 3,85 de infestação nos prédios e de 8,08 para criadouros.
“Até março, com a chegada do verão e do período de chuvas periódicas, se os moradores não se conscientizarem e eliminarem qualquer possibilidade do Aedes se proliferar, a tendência é o aumento da infestação de mosquito e a probabilidade de mais de casos de dengue”, enfatizou.
Além das visitas em domiciliares, também foram feitas fiscalizações em terrenos baldios. “Encontramos uma grande quantidade de lixo próximo ao centro Cultural. Descartes irregulares como este propiciam a criação das larvas”, destacou Marco Antônio.
Tupã trava, desde 2019, uma incessante batalha contra a dengue.